Os seis atletas integraram a Seleção Brasileira
Atletas de Valinhos foram destaques no 37º Campeonato Mundial de Luta de Braço, realizado no final de setembro, na Malásia. A competição contou com a participação de mais de 1,5 mil atletas de 49 países. A delegação brasileira foi composta por 30 pessoas entre atletas, dirigentes e comissão técnica.
Por Valinhos, estiveram presentes os atletas Clélia Goulart, Gisele Assis, Filipe Ducas, Bruno Pedro, Israel Meira e o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni ‘Periquito’. O arbitro valinhense, Mauro Páscoa, também participou da competição.
Os grandes destaques da Seleção Brasileira foram as mulheres. Entre elas, a valinhense, Clélia Goulart, que terminou em 5º lugar, após várias disputas. Não foi muito feliz com o braço esquerdo, mas com o direito teve uma sequência de belas explosões.
A novata Gisele Assis conseguiu uma vitória e disputou em duas classes: máster até 60 kg e sênior até 50 kg. Na primeira, para atletas com mais de 40 anos, jogou em desvantagem de peso corporal de 10kg. Já na sênior, jogando com atletas também de 50 kg, conseguiu a vitória.
Disputando pela categoria mais concorrida da classe sub 21, com 22 participantes, vários deles do leste europeu, onde se encontram os melhores bracistas do mundo, Bruno Pedro obteve a 4ª colocação tanto com o braço esquerdo como com o direito. No esquerdo, veio embora com a sensação que dava para medalhar, pois perdeu a medalha de bronze por falta.
Felipi Ducas na categoria 55 kg, com o braço esquerdo, venceu três importantes lutas e ficou em sexto lugar entre os 15 participantes da categoria.
Na classe sênior masculina, o estreante em mundiais, Israel Meira, de 60 kg, surpreendeu a todos. Jogando com a tranquilidade dos maiores atletas, venceu várias lutas tanto com o braço direito como o esquerdo e, nesta difícil categoria, conquistou a oitava posição entre 20 participantes no braço esquerdo e décimo terceiro entre 24 atletas no direito.
A Seleção Brasileira foi acompanhada pelo Presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço, o secretário de Esportes de Valinhos, Paulo Rogério Oliveira Sabioni ‘Periquito’, que considerou satisfatória a participação dos brasileiros no mundial. “Estou feliz com nossa performance, pois fomos atendidos em 100% de nossa proposta, que é promover uma renovação na luta de braço. Tenho certeza de que, em um futuro próximo, esses jovens nos proporcionarão muitas alegrias”, concluiu.
20-10-2015