Estudo foi feito em parceria com a Austin Rating, principal empresa de classificação de risco do Brasil
Valinhos é a 24ª melhor cidade do Brasil, entre os municípios de porte médio. O Ranking foi divulgado pela ‘Revista IstoÉ’, no final de setembro, e coloca Valinhos em destaque também nos quesitos: ‘Indicadores Digitais’ com a 2ª colocação , ‘Mobilidade Digital’ com a 3ª posição e ‘Acesso Digital ao Conhecimento’, também na 3ª colocação. O estudo analisou as 5.570 cidades brasileiras com dados de 2014.
De acordo com o prefeito Clayton Machado, que participou de cerimônia realizada na capital para recebimento dos títulos, o reconhecimento de Valinhos é resultado de um trabalho iniciado em 2013, por meio de uma equipe focada em resultados sérios e compromissados com a população. “Apesar de estarmos muito bem classificados, estando à frente de municípios com arrecadações muito maiores, os títulos servem de estímulo para continuarmos trabalhando em busca de melhores resultados. Valinhos merece estar sempre entre as melhores do país”, comemorou.
O estudo feito pela Editora Três e a Austin Rating - principal empresa de classificação de risco do Brasil - teve o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico municípios brasileiros. Para tanto, foi criado o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisou 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
Os 212 indicadores utilizados para o cálculo do IISD foram agregados e ponderados em quatro grandes grupos (Indicadores Fiscais, Indicadores Econômicos, Indicadores Sociais e Indicadores Digitais) e 16 subgrupos (Execução do Orçamento, Capacidade de Arrecadação, Aplicação na Saúde e Educação, Sustentabilidade Financeira, Padrão de Vida, Comércio Exterior, Mercado de Trabalho, Atenção ao Jovem, Educação, Saúde, Desenvolvimento Humano, Responsabilidade Social, Habitação, Mobilidade Digital e Acesso Digital ao Conhecimento).
Além dessas classificações, Valinhos aparece, entre todos os municípios do país na 8ª colocação em Indicadores Digitais; na 8ª posição em Acesso Digital ao Conhecimento; 11ª colocação em Mobilidade Digital; 15ª colocação entre os municípios de grande porte em Capacidade de Arrecadação.
Confira a classificação geral de Valinhos:
- 8ª colocação nos Indicadores Digitais, entre todos os municípios do Brasil;
- 11ª colocação em Mobilidade Digital, entre todos os municípios do Brasil;
- 8ª colocação em Acesso Digital ao Conhecimento, entre todos os municípios do Brasil;
- 38ª colocação nos Indicadores Sociais entre todos os municípios do Brasil;
- 24ª colocação no Ranking Geral, entre os municípios de médio porte;
- 15ª colocação em Capacidade de Arrecadação, entre os municípios de médio porte;
- 16ª colocação nos Indicadores Sociais, entre os municípios de médio porte;
19ª colocação em Educação, entre os municípios de médio porte;
50ª colocação em Atendimento ao Jovem. Entre os municípios de médio porte;
- 2ª colocação nos Indicadores Digitais, entre os municípios de médio porte;
- 3ª colocação em Mobilidade Digital, entre os municípios de médio porte;
- 3ª colocação em Acesso Digital ao Conhecimento, entre os municípios de médio porte.
Valinhos, cidade premiada
Valinhos está em 1º lugar entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), na 5ª posição estadual e na 12ª entre os 5.565 municípios do país no Atlas do Desenvolvimento Humano edição 2014 (IDH-M), que mede a qualidade de vida.
No Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado em 18/6 sobre a gestão pública dos municípios brasileiros, com dados de 2013, Valinhos melhorou 1,8 mil posições no ranking nacional, passando de 2.696ª para 894ª e 244 posições no ranking estadual de 415ª para 161ª.
Os resultados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) divulgados em julho, através de levantamento realizado pela Fundação Seade e Assembleia Legislativa de São Paulo, apontaram crescimento de Valinhos nos principais indicadores analisados, com destaque para a área de educação. O município saiu da 90ª para a 17ª posição no quesito escolaridade, representando um crescimento de 73 posições no ranking estadual. Em 2008, a posição de Valinhos era 42º lugar e, em 2010, foi de 90º.
Outro estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que mede a efetividade das políticas públicas municipais, divulgado no dia 5/10, Valinhos foi classificada entre as melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), obtendo a nota B +, o equivalente ao conceito ‘muito efetivo’ com 75% e 89,9% de aproveitamento.
14-10-2015