Materiais são provenientes dos kits de operação verão e de estiagem
O Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil de Valinhos recebeu na última semana, dezenas de materiais de EPI’s para desenvolvimento das operações estiagem e verão no município, disponibilizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Os kits são compostos por 20 pares de bota, 5 cantis, 2 bombas costais (para combate à incêndio), 20 coletes de identificação, 5 abafadores, 2 pluviômetros manuais, 1 rolo de lona preta usado para evitar deslizamento, rolos de fita zebrada usados para interdição de vias, óculos de proteção individual, 5 facões, lanternas, bonés, 20 capas de chuva, entre outros itens.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias, Valinhos recebeu gratuitamente esses kits porque o departamento está de acordo com a nova legislação brasileira. “Valinhos tem investido muito em programas e ações da Defesa Civil e o Estado vem reconhecendo este esforço. Certamente nossa cidade é uma das mais avançadas da região neste quesito”, explicou.
Estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no início do mês, com dados de 2014, confirma o bom desempenho de Valinhos na área. No índice Municipal de Proteção dos Cidadãos que mede o grau de envolvimento do planejamento na proteção dos cidadãos frente a possíveis eventos de sinistros e desastres, Valinhos obteve nota A, maior pontuação existente.
Desde 2013, Valinhos passou a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "Cidades Resilientes". Segundo a ONU, Valinhos tem adotado compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem-estar e segurança aos cidadãos.
Entre as ações executadas pelo município está o desenvolvimento de programas educativos e de capacitação, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.
Curso de Voluntários começa no dia 20
No próximo dia 20, tem início o curso de formação do corpo de voluntários da Defesa Civil do município. Cerca de 70 pessoas se inscreveram para atuar, voluntariamente, em situações de desastres naturais ou provocados pelo homem.
O curso tem a duração de três meses, com 12 encontros, sendo cada um deles uma vez na semana e com duas horas de duração.
As atividades englobam noções de primeiros socorros (ataque epilético, massagem cardíaca, colar cervical, etc), funções da Vigilância Sanitária e Epidemiológica (como agir após inundações, prevenção a leptospirose, combate a pragas, etc), aulas com o Corpo de Bombeiros e o Helicóptero Águia da Polícia Militar (o papel de cada um diante de calamidade pública), psicólogos abordando a importância de um voluntário profissional, médicos que irão falar sobre os riscos com crianças, entre outros temas relacionados.
Segundo o Departamento de Defesa Civil, a intenção é capacitar a cada semestre grupo de 30 pessoas para auxiliarem o município em uma necessidade.
14-10-2015