Secretaria da Saúde presta contas na audiência pública do 2º quadrimestre na Câmara
A secretária da Saúde, Rita Longo, iniciou a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre, nesta quarta-feira, 30/9, informando que Valinhos ocupa a 5ª posição no ranking dos 40 melhores municípios brasileiros do Índice de Bem-Estar Urbano. Público e vereadores acompanharam a audiência na Câmara.
A estrutura física da Rede Pública Municipal é composta pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento; 13 Unidades Básicas de Saúde; um Centro de Especialidades Médicas; CEO – Centro de Especialidades Odontológicas; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CAFFI – Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico; Centro de Atendimento ao Adolescente; Cemap – Centro de Atendimento Psicopedagógico; e Creaps – Centro de Referência de Atendimento Psicossocial.
A secretária ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Selven – Serviço Especializado em Lesões Neuropáticas e Vasculares. Ao tratar feridas, este serviço impede que pacientes tenham pernas e pés amputados, geralmente, em decorrência da diabetes.
As unidades de saúde foram responsáveis por atender 23.037 consultas no quadrimestre – maio, junho, julho e agosto, média de 5.759 por mês. Os procedimentos de enfermagem totalizaram 68.861 atendimentos.
No CEV, foram realizadas em quatro meses 26.425 consultas e 16.526 procedimentos de enfermagem. O laboratório municipal realizou total de 71.280 exames. Entre radiografias e mamografias, a Saúde Municipal atingiu 19.638 exames.
A Secretaria da Saúde ainda oferece procedimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde, Casa do Adolescente, escolas, CEO e CEV. O número de cirurgias eletivas (contrato que o município tem com a Santa Casa) aumentaram de 338 no 1º quadrimestre para 371 no 2º, segundo o Departamento de Avaliação, Controle e Regulação da Secretaria de Saúde.
Números ainda foram passados com relação à concessão de medicamentos, transporte de pacientes, fisioterapia e os variados programas de saúde da Criança, Ginecológico, Hipertensos, Diabetes e Planejamento Familiar, ligados ao Departamento de Programas e Projetos em Saúde.
A secretária mostrou também o trabalho da Vigilância Sanitária, que pertence ao Departamento de Saúde Coletiva.
30-09-2015