Também foram eleitos os quatro delegados que representarão o município
Com o tema ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’, foi promovida em Valinhos a IV Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, nos dias 22 e 23/9, e coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura,
Segundo a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Marilene dos Santos, além de referendar as propostas discutidas pelos grupos, foram eleitos os quatro delegados que representarão o município na Conferência Estadual, nos dias 1º e 2/12. São eles: a própria Marilene e Cléber Bernardi, da Secretaria da Educação, representantes do Poder Público, e Vandecleya Silva Moro e Rosinês Cruze, pela sociedade civil.
Para a Secretaria, a avaliação sobre a conferência é muito positiva, pois conferências são espaços democráticos que trazem a população para as discussões e que auxiliam a formulação de políticas públicas para o gestor municipal. A Secretaria também ressalta a importância das propostas discutidas e todo o trabalho da comissão organizadora que garantiu um evento bem organizado e estruturado.
Eixos - Os participantes da IV Conferência da Mulher se dividiram em dois grupos para o debate dos quatro eixos. As propostas referendadas serão levadas à Conferência Estadual nos dias 1º e 2 de dezembro. Já a Conferência Nacional está programada para os dias 15 e 18 de março do ano que vem.
No primeiro os participantes trataram sobre a contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades. Os membros da Conferência estabeleceram que houve avanços com a perseverança das mulheres nos trabalhos do Conselho. Como desafios foram descritas a integração entre os conselhos municipais; maior publicidade dos atos dos Conselhos e autonomia tanto financeira como gerencial.
O segundo eixo tratou sobre as estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal. Como avanço foi destacada a realização da conferência em um prazo curto. Como proposta os participantes sugeriram a realização de um diagnóstico que auxilie a apontar e consolidar as políticas públicas.
Já no terceiro eixo, sobre sistema político com participação das mulheres, igualdade e recomendações, foi estabelecido como desafio que as mulheres precisam interessar-se mais pela política e acreditarem em seus potenciais. Como proposta, a criação de um conselho itinerante, para levar informação às mulheres nos bairros.
No quarto e último eixo, sobre Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres, houve como recomendação o projeto denominado “Eu Me Amo” visando a realização de atividades integrativas para a melhora da autoestima e profissionalização da mulher por meio de parcerias.
24-09-2015