Espaço Aberto Casa do Adolescente trabalha para a prevenção da gravidez precoce
A Secretaria da Saúde promoverá uma roda de conversas sobre métodos contraceptivos com o médico ginecologista do Espaço Aberto Casa do Adolescente, Edson Sussumo Iwamoto, direcionada aos adolescentes atendidos no programa. A atividade será no próximo dia 29/9, às 9h, no próprio Espaço, como parte das ações voltadas à celebração do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência (26/9),
A Casa do Adolescente é vinculada ao Departamento de Programas e Projetos em Saúde e trabalha para reduzir os casos de gravidez nessa faixa etária. O objetivo é proporcionar acesso a informação, conscientização e métodos contraceptivos por meio de uma equipe multiprofissional, que acolhe, orienta e atende os adolescentes em diversas áreas.
Os adolescentes recebem apoio de profissionais de saúde na avaliação de qual o método contraceptivo é mais adequado ao estilo de vida; entre as opções estão pílulas anticoncepcionais, injeção de hormônios e DIU. O reforço sempre é para a dupla proteção – uso do método contraceptivo associado ao preservativo – evitando assim a gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo os profissionais da Saúde, o planejamento familiar nessa faixa etária ainda enfrenta resistência, pois as pessoas têm dificuldade em aceitar que o adolescente é um indivíduo sexuado e tem direitos sexuais e reprodutivos.
17-09-2015