Legislação sobre patrimônio imaterial também foi discutida pelos integrantes
Representantes de 11 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) realizaram na terça-feira, 12/8, em Valinhos a reunião mensal da Câmara Temática de Cultura do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
Participaram ainda das discussões, o assistente da coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, Walter Peralta Junior, representantes da OS Abaçaí Cultura e Arte, da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), além de dirigentes culturais de municípios vizinhos que não integram a RMC.
A pauta principal do encontro foi a etapa estadual do ‘Revelando SP’, que pela primeira vez será realizado em Valinhos e fora da capital. Na oportunidade, membros da OS Abaçaí Cultura e Arte detalharam aos presentes a magnitude do evento e a importância da Região Metropolitana de Campinas ser sede de um dos maiores festivais culturais do Estado de São Paulo.
“Não se trata de um evento, é bem mais que isso, é um festival de cultura de paz que permite transitar no universo da transreligiosidade, retratando aspectos do Estado de São Paulo até então desconhecidos por todos. São 20 anos de história, tradição e mapeamento das manifestações artísticas de São Paulo, tirando da sombra aquilo que nem, imaginávamos que existia”, resumiu o coordenador do evento, Toninho Macedo.
Para o secretário de Cultura de Valinhos, André dos Reis, “não é só Valinhos que ganha em sediar o festival, mas toda a região, que será representada por quase 200 atrações e centenas de municípios”.
Patrimônio imaterial
Os presentes também receberam orientações sobre a criação de legislação municipal para resguardar patrimônios imateriais e processos de catalogação.
13-08-2015