Em Piracicaba, presidente Dilma diz que fará esforço para liberar verbas para o programa ainda este ano
A declaração da presidente Dilma Rousseff, nessa quarta-feira, 22/7, em Piracicaba, de que o Governo Federal fará “imenso esforço” para manter o Minha Casa, Minha Vida trouxe esperança para a Prefeitura de Valinhos. O município aguarda a liberação do programa na faixa 1, para a concretização de um empreendimento vertical, no bairro Frutal, que atenderá 900 famílias com renda familiar de até R$ 1,6 mil.
Valinhos já era para ter sido contemplada com a verba. Porém, denúncia de uma entidade ambiental junto ao Ministério Público, que culminou com uma ação na Justiça, atrasou a aprovação do empreendimento na cidade e o Governo Federal não encaminhou a verba para Valinhos. Atualmente, a Prefeitura concluiu todas as etapas de aprovação e a Justiça já liberou o empreendimento, dando razão às iniciativas da municipalidade para trazer moradia popular para a cidade.
Dilma Rousseff tratou o programa habitacional como um dos “principais” do Governo. “Vamos fazer um imenso esforço para manter os principais programas em funcionamento, como é o caso, por exemplo, do Minha Casa, Minha Vida”, ressaltou.
Segundo estatística do Ministério da Cidade, os contratos do Minha Casa, Minha vida caíram 72% na Região Metropolitana de Campinas (RMC) entre o período de 2013 a 2014 com relação à faixa um, que atende famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Os 7.540 contratos liberados em 2013 caíram para 2.112 em 2014. Essa queda acompanhou o cenário nacional.
A construção desse empreendimento no bairro Frutal visa promover parcerias com a iniciativa privada para beneficiar famílias de baixa renda (interesse social), parte delas morando atualmente em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil, e desta forma contribuir para a realização do sonho da casa própria para famílias de baixa renda. Há mais de oito anos não são construídas moradias populares no município.
23-07-2015