Companhia é uma das mais importantes do teatro profissional itinerante
Em comemoração aos 40 anos da Companhia de Teatro Sia Santa, Valinhos receberá neste mês de férias o Festival de Teatro Infantil 40 anos da Sia Santa. Esse Festival apresenta quatro grandes sucessos da companhia, que serão apresentados também em cinco cidades da Região Metropolitana de Campinas. A Sia Santa é uma das mais importantes companhias de teatro profissional itinerante do Brasil, tendo produzido um repertório com mais de 50 espetáculos.
Os espetáculos que compõem o festival são 'Pinóquio' (27/7), ‘A Bela Adormecida' (28/7), 'No Reino Mágico de Oz' (29/7) e 'O Coelho Engenheiro' (30/7). As apresentações serão às 15h e 19h, no Auditório Municipal (Rua 21 de Dezembro, 66, Centro). A entrada é gratuita mediante a retirada de senha-convite com uma hora de antecedência, sujeita à disponibilidade e lotação da sala.
O grande objetivo do Festival, segundo a Companhia, é promover o acesso democrático ao teatro, formar plateias, ampliar as experiências artísticas e culturais estimulando a imaginação e a criatividade de pensar, e assim estabelecer uma ligação interna entre o mundo da fantasia e da realidade.
A realização do evento em Valinhos conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O Festival de Teatro Infantil 40 Anos da Sia Santa é um projeto cultural aprovado pelo PROAC-ICMS do Estado de São Paulo e conta com o patrocínio da Harald Chocolates e Kuka Baby, utilizando recursos com os benefícios da renúncia fiscal.
Peça Pinóquio - Clássico Musical Infantil inspirado na obra de Carlo Collodi
Conta a estória de um carpinteiro que construiu um boneco de madeira, que depois de ganhar vida através de uma Fada, sai aprontando das suas. Envolve-se com Raposão, e vai para o Circo de Bonecos do Stromboli, e depois para a Ilha da Tentação, até que se transforma em um burrinho. Depois de tanta peraltice, Pinóquio conhece a mentira de perna curta e a de nariz comprido. O Pai Gepeto, junto com o Grilo Falante e o Gato Fígaro, tentam em vão, levar Pinóquio para o bom caminho. Somente quando o Pai Gepeto é engolido pela Baleia Branca, é que Pinóquio vai salvá-lo, demonstrando coragem e carinho. Por isso, a Fada o transforma num menino de verdade.
A MONTAGEM
A montagem surpreende pela superprodução bem cuidada. São sete ambientações cenográficas, desde a Casa do Gepeto, passando pela Praça, o Circo de Bonecos do Stromboli, a Ilha da Tentação e o Grande Mar Azul, que toma o palco todo para a grande cena do espetáculo, que é quando a Baleia Branca engole o Pai Gepeto. A trilha sonora é original e as músicas são lindas. Os figurinos e os efeitos especiais também merecem destaque. O espetáculo é encenado por seis talentosos e experientes atores, que cantam, dançam, interpretam e ainda manipulam bonecos como se fossem de verdade.
Peça A Bela Adormecida - Clássico Musical Infantil de Charlles Perrault
Os súditos do Rei Estevão e da Rainha Vitória estavam felizes com o nascimento da Princesa Aurora. No dia do seu batizado a Fada Madrinha ofereceu-lhe três presentes: beleza, sabedoria e...de repente, a Bruxa Malévola apareceu e por não ter sido convidada, profetizou: “Esta menina, ao completar 16 anos, tocará o dedo numa roca de fiar e morrerá”. A Fada Madrinha, como o 3º e último presente amenizou a profecia: “Ela não morrerá, ficará adormecida até que seja despertada pelo beijo de seu verdadeiro amor
A MONTAGEM
O espetáculo é fiel ao original francês, reunindo um elenco afinadíssimo de seis atores, que se revezam em 20 personagens, cinco ambientes cenográficos e 50 minutos de muita ação, música, aventura e emoção. A grande cena é a transformação da Bruxa em Dragão.
Peça No Reino Mágico de Óz - Espetáculo Musical Infantil Inspirado na Obra de Lyman Frank Baum
A famosa estória de Doroty que é levada de sua fazenda por um furacão até o Reino Mágico de Óz, onde é recebida pela Boa Fada do Norte, que lhe ensina o caminho amarelo para chegar ao Grande Mágico de Óz. Só ele poderia levar Doroty de volta à sua casa. No caminho, Doroty conhece o Espantalho, que não tinha cérebro, o Lenhador de Lata, que não tinha coração e o Leão Covarde, que não tinha coragem. E vão todos juntos pedir ajuda ao Mágico de Óz. Chegam finalmente ao Castelo de Óz, que ao receber o grupo diz que atenderá aos pedidos, se eles lhe trouxerem o Capacete Dourado da Bruxa Perversa do Oeste.
A MONTAGEM
A Sia Santa manteve-se fiel ao original americano, produzindo uma encenação emocionante, colorida e alegre, com músicas e efeitos visuais surpreendentes, que encantam a plateia em 50 minutos de duração. Os efeitos especiais do furacão e da ‘desintegração’ da Bruxa no caldeirão são muito bonitos. O Grande Mágico de Óz em forma de boneco gigante também é encantador. No Reino Mágico de Óz é recomendado às crianças de 5 a 11 anos
Peça O Coelho Engenheiro - Espetáculo Musical Infantil de Jurandyr Pereira
Na clareira de uma floresta, os bichos resolvem construir uma casa para morar. Sem perceberem eles acabam construindo a mesma casa. Inspirado na Fábula 'A Onça e o Bode', do folclore brasileiro, o espetáculo dá uma verdadeira lição de vida em comunidade, estimulando o cooperativismo, em uma estória genuinamente brasileira. É uma homenagem aos costumes e músicas regionais do nosso país.
A MONTAGEM
É uma grande produção musical para crianças de 4 a 10 anos. Uma verdadeira clareira de floresta é o cenário para ação do casal de coelhos paulistas, da onça pantaneira, do bode mineiro, e ainda do pato gaúcho e do macaco nordestino. Com músicas especialmente compostas, e mais: a beleza e a riqueza do cenário e figurinos, os detalhes e os movimentos dos bonecos (pássaros, borboletas, flores, etc.) além da experiente interpretação (com canto e dança) dos seis atores, proporcionam um espetáculo envolvente.
Serviço:
Festival de Teatro Infantil 40 anos da Sai Santa
Local: Auditório Municipal ‘, fica na Rua 21 de Dezembro, nº 66, no Centro
Datas: 27/7 - ‘Pinóquio’, 28/7 – ‘A Bela Adormecida’, 29/7 – ‘No Reino do Mágico de Óz’ e 30/7 – ‘O Coelho Engenheiro’
Horário: 15h e 19h30
Entrada: gratuita, mediante retirada de senha-convite com uma hora de antecedência
17-07-2015