Várias atividades para a população foram realizadas no CACC
A Ação Cívica Social (Aciso), promovida na quinta-feira (8) pelo Exército em parceria com a Prefeitura, contou com estandes de atendimento médico e bucal, de vídeos e exposição do material do grupamento, além de veículos blindados. Também foi montada uma pista de cordas, onde as crianças e adolescentes puderam testar suas habilidades, incluindo uma leve descida de rampa.
O evento aconteceu no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Adoniran Barbosa até as 17 horas. Na abertura da ação social, alunos da APAE de Valinhos participaram de algumas atividades, como na tenda de vídeos. Segundo o Exército, era esperado um público estimado de 500 pessoas, incluindo alunos da Rede Pública de Ensino.
No atendimento médico foi possível aferir a pressão arterial, enquanto na parte odontológica ocorreu até a prevenção do câncer bucal. Conforme o Exército, o que chama muito atenção dos visitantes são os materiais expostos, como iglu, vestimentas e outros. Os veículos, como caminhão, jipe e motos, também foram bastante apreciados pelo público presente.
A Banda Militar também fez uma apresentação. Além do grupamento, participaram da ação social a Secretaria da Saúde, a CGM e Junta Militar da cidade.
Treinamento – O Exército brasileiro está na cidade desde o domingo (4). O objetivo é o treinamento de Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, que consiste no patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagens de suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos e outros, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícias Civil e Militar.
Estão em Valinhos 380 soldados. Destes, 340 são da tropa do 37º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), alojados no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, e os cerca de 40 militares, do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), instalados na antiga sede do Sesi 389, no Bom Retiro. O grupamento ficará na cidade até esta sexta-feira (9).