Programa de Atendimento ao Idoso terá polo exclusivo da EJA para idosos
A tradicional Festa Julina do Programa de Atendimento ao Idoso foi um sucesso com a participação de mais de 380 integrantes. O evento foi promovido pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Lazer Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio.
O vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr, representou o prefeito Clayton Machado. A atividade contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sueli Machado; do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Júnior; e dos diretores municipais Wagner Alves e Marilene dos Santos.
Mayr parabenizou os idosos pela grande festa. “Esse espaço é de vocês e, tenho certeza, que a cada dia vocês estão aproveitando mais”, salientou, recordando o empenho do Governo Clayton Machado em regularizar e entregar o prédio, doado pela Unilever, ao Programa de Atendimento ao Idoso para implantação do Centro de Lazer.
Já Sueli Machado ressaltou que faz questão de estar presente nessa Festa Julina e aproveitou para parabenizar a equipe do programa pelo cuidado na organização do evento, a começar pela decoração do salão. “Estar com vocês revigora minha alegria”, disse.
A diretora do Programa de Atendimento ao Idoso, Marisa Mathias, ressaltou que a festa marca o encerramento das atividades no primeiro semestre. “O Programa retorna no dia 3 de agosto com novidades, como o funcionamento de um polo de EJA (Educação de Jovens e Adultos) exclusivamente para atender aos idosos”, contou.
A programação da festa contou com apresentação de coreografia e musical por grupos de idosos, que deram um show de coordenação e canto livre, ao som de escaletas e violão, mostrando que estão indo bem nas aulas ministradas por monitores do Centro Cultural Vicente Musselli.
O ponto alto foi a dança da quadrilha da Terceira Idade, com a participação de 40 integrantes, entre eles Benedita Maria de Jesus, de 91 anos, que frequenta o programa há mais de 20 anos. “Participo da quadrilha e faço aulas de ginástica e hidroginástica quatro vezes por semana”, contou cheia de alegria.
Outro integrante do Programa de Atendimento ao Idoso, que aproveitou a atividade, foi Luiz Angenor Bariani, 79 anos. “A festa está uma beleza”, disse, explicando que participa do programa há muitos anos e o que mais gosta é passar as tardes com os amigos do programa jogando cartas.
Atendimento múltiplo - Cerca de 1.200 idosos com idade a partir dos 60 anos participam do Programa de Atendimento ao Idoso. Eles têm a oportunidade de se envolver em um leque de atividades voltadas para a socialização, educação, arte, cultura, lazer, além da prática regular de atividade física.
As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com as secretarias de Esportes e Lazer, de Cultura e Turismo e de Saúde, além da Associação da Terceira Idade. Entre elas, estão: educação física adaptada, educação não formal, canto livre, artesanato, pintura, jogos de salão, coreografia, dança de salão, dança figurada, além do programa Peixe & Cia.
07-07-2015