Curso visa preparar e orientar os agricultores sobre as novas técnicas e tendências de mercado
Produtores rurais de Valinhos receberam, na tarde do dia 22/6, capacitação sobre padronização de embalagens e classificação das frutas, com o objetivo de tornar os produtos valinhenses competitivos ao mercado de consumo, por meio do associativismo.
A palestra, proferida pelos engenheiros agrônomos Anitta Gutierrez e Hélio Watanabe, ambos representantes do Ceagesp, reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre agricultores, vendedores de material para embalagem, engenheiros agrônomos e técnicos da área.
Segundo o diretor do departamento de Apoio à Agricultura, Fernando Focesi Pinheiro, a capacitação foi muito bem recebida pelos participantes, que puderam trocar experiências com especialistas na área e ter uma visão aprofundada do assunto. “O encontro foi muito produtivo para os agricultores que têm interesse em disputar o mercado e melhorar suas vendas. Estamos preparando outra palestra em agosto para dar continuidade ao assunto”, explicou.
Abordando o tema associativismo os palestrantes demonstraram que as palavras-chave para o sucesso de uma organização são: classificação, regulamentação, meritocracia, padronização e gerência.
Também foram abordados assuntos como encaixotamento, palletização de produto e a melhor forma de inserir o produto no mercado, por meio da classificação das frutas, que a cada safra, podem receber variações.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Ventura, esta é mais uma iniciativa da municipalidade que vem ao encontro dos anseios dos agricultores de Valinhos. “A agricultura valinhense exerce papel importante na economia e na história da cidade. É muito gratificante vermos os avanços na cadeia de produção dos nossos agricultores”, destacou.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Apoio à Agricultura, Casa da Agricultura/CATI com o apoio do Ministério da Agricultura e Ceagesp.
25-06-2015