Prefeitura irá propiciar o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas no novo espaço
Os moradores do Jd. São Marcos e adjacências já podem utilizar o novo Centro Comunitário do bairro, entregue pela Prefeitura no sábado, 13/6, em evento que reuniu grande público, entre secretários municipais, vereadores, diretores, autoridades religiosas e população em geral.
“Em um momento em que só se fala coisas ruins na televisão, estou aqui para falarmos sobre coisas boas, para trazer boas notícias. Essa região tem crescido bastante, precisamos implementar equipamentos públicos para atender a nossa cidade e é isso que temos feito”, explicou.
Enquanto conhecia o novo espaço, a população pode desfrutar de uma programação especial armada no bairro, com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, apresentação da Orquestra de Violas e o projeto Ação Sáude que levou orientações sobre doenças e animais peçonhentos, detecção de diabetes e medição de pressão arterial.
Após duas décadas de reivindicações, o antigo postinho de saúde, que nos últimos sete anos serviu como depósito de materiais, deu lugar a um importante espaço, servindo como polo de integração entre os moradores para desenvolvimento de diversas atividades, tais como: capoeira, artesanato, taekwondo, reforço escolar, etc.
“É um dia muito importante, há mais de 20 estávamos solicitando esse local para reunir os moradores. Quanto mais gente conseguirmos atrair nesse espaço, mais melhorias teremos em nosso bairro. Vamos fazer uma parceria com a Prefeitura para trazer bons projetos ao São Marcos”, agradeceu o vice-presidente da associação de moradores, José Laércio da Silva.
O presidente da associação, Sérgio Tanhatti, relembrou, em seu discurso, a conversa com o prefeito Clayton Machado em dezembro de 2014, quando obteve a garantia de que a obra seria feita. “Ele nos prometeu que em seis meses estaria concluído e, seis meses depois, estamos aqui para comemorar, muito obrigado prefeito, o bairro agradece”, resumiu.
Conforme destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Jr., o centro comunitário tem uma peculiaridade em relação a outros espaços públicos. “Ele é cuidado pelos moradores; a prefeitura passa as chaves para a associação que fica a responsável pelo espaço, por isso, pedimos que a comunidade ajude a ocupar e a manter esse local em ordem”, reforçou, citando que este é o 20º centro comunitário de Valinhos.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Orestes Previtale, destacou que o “centro comunitário é um ganho para a população e uma conquista para a cidade de Valinhos”. O vereador Lorival, autor da indicação para reforma do espaço, lembrou que “a integração entre o Executivo e o Legislativo traz resultados benéficos para a população”.
O vice-prefeito e presidente do DAEV (Departamento de Água e Esgotos), Luiz Mayer Neto, relembrou que embora o país esteja em crise, Valinhos consegue aliar qualidade de vida e boa gestão, sendo uma das melhores cidades da RMC para se viver. “A cidade está em situação favorável, temos quatro áreas muito bem cuidadas pela administração que são a base de tudo, estamos em situação privilegiada”, afirmou.
16-05-2015