O objetivo do evento foi propiciar espaços públicos de debate entre os diversos segmentos da sociedade
Cerca de 100 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos das Pessoa com Deficiência, promovida nos últimos dias 29 e 30 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. A participação da comunidade foi considerada bem positiva pela presidente do Conselho, Maria Teresita Amaral.
O evento aberto ao público foi na sede da APAE e contou ainda com a presença da secretária da Saúde, Rita Longo, que representou o prefeito Clayton Machado, além do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Jr.
“A Conferência também foi muito proveitosa dado o nível altamente qualificado dos debatedores”, destacou a presidente. Com o tema ‘O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos’ a Conferência teve como proposta a discussão de três eixos.
Foram eles: ‘Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional’, com a participação da palestrante Dra. Maria Aparecida Pallotta; ‘Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social’, debatido por Regiane Alves Costa Fayan e Vagner Alves de Souza; e o eixo ‘A interação entre os Poderes e os entes federados’
Este último eixo teve como debatedores pelo Poder Executivo o diretor do Departamento do Fundo Municipal da Saúde, Laumar Ricardo de Lima, e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Jr.; pelo Poder Legislativo o vereador Rodrigo Vieira Fagnani “Popó”; e pelo Ministério Público o promotor de Justiça, Rodrigo Sanchez Garcia.
O objetivo da promoção da Conferência, conforme a presidência do Conselho, “foi propiciar espaços públicos de debate, com os diversos segmentos da sociedade valinhense na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas em atenção às pessoas com deficiência, tendo por base os princípios da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos”.
"A discussão dos temas seguiu os eixos orientadores e suas diretrizes, propostas pelas orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, referentes à IV Conferência da Pessoa com Deficiência em nível Nacional”, também explica a presidente.
Ainda no evento foram eleitos delegados que representarão o município na Conferência Regional prevista para o próximo dia 10 de junho, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.
Pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a eleita é a própria presidente, Teresita. Pela APAE o delegado eleito é Rodrigo Souza da Silva, pelo Centro de Cidadania Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social ‘Dorothy Stang’ a eleita é Lisandra Alves de Souza.
Informa também a presidente Teresita que as conclusões da Conferência serão apresentadas na próxima segunda-feira (8) ao Conselho Municipal para as deliberações finais das propostas indicadas durante o evento.
03-06-2015