Docentes da EJA recebem informações sobre trabalho, justiça e cidadania, que passarão aos alunos
Cerca de 40 profissionais da educação que atuam na EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino, participaram nesta semana, em dois dias, de capacitação sobre trabalho, justiça e cidadania, por meio de parceria inédita realizada entre a Prefeitura de Valinhos e Associação dos Magistrados da Justiça de Trabalho (Amatra).
No primeiro dia de curso os docentes receberam orientações sobre contrato de trabalho, direitos básicos do trabalhador, trabalho doméstico, infantil e escravo, a partir das explanações de Olga Regiane Pilegis e Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, juízas titulares da 11ª Vara do Trabalho de Campinas e da Vara do Trabalho de Indaiatuba, respectivamente.
No segundo dia, foram abordados direitos e deveres do empregado e empregador, assédio moral, desvio de função e órgãos do Poder Judiciário e acesso à Justiça, por meio de explanação realizada pelo juiz titular da 86ª Vara do Trabalho de São Paulo, Ricardo de Queiróz Telles Bellio.
A partir dessa capacitação os professores da EJA serão instigados a trabalharem o tema com os alunos em sala de aula, com cartilha de atividades sobre a temática. Posteriormente, os magistrados visitarão os pólos de EJA para esclarecer dúvidas dos estudantes que deverão apresentar trabalho artístico acerca da atividade.
“Aproximar o Judiciário hoje é uma necessidade, infelizmente sabemos que muitas leis estão sendo negligenciadas e os direitos fundamentais estão deixando de existir. Qualquer forma de esclarecimento nesse sentido é válida”, parabenizou o diretor da EMEBs ‘Orestes Quércia’ e ‘Jorge B. de Castro’, Alexandre Araújo Pereira.
De acordo com o secretário de Educação, Danilo Sorroce, a ideia é estender o projeto para outras séries do ensino fundamental.
O TJC é um projeto social da Amatra desenvolvido desde 2004. Em Campinas é promovido desde 2009 com a participação voluntária de 40 magistrados da região.
18-05-2015