De abril a agosto, 100 alunos serão capacitação em vários segmentos
Os 100 alunos do 4º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Alice Sulli Nonato, no Bairro Jurema, em Valinhos, estão participando de um treinamento especial. Eles são capacitados dentro do programa ‘Agente Mirim de Trânsito’, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito.
A ação integra o ‘Programa Municipal de Educação para o Trânsito’ e conta com o apoio das secretarias de Educação, Defesa do Cidadão, Saúde, além da Defesa Civil, Conselho Municipal dos Protetores de Animais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e da Porto Seguro Auto, por meio do Movimento Trânsito+Gentil, que patrocinará os uniformes dos agentes mirins e outros materiais publicitários nas ações educativas.
Na aula inaugural, no último dia 9, os alunos receberam as boas vindas do Guarda Civil Municipal, Sidnei Aureliano. Além de GCM, ele é formado em Resgate e Emergências Médicas e Atendimento Pré Hospitalar e também para atuar como Bombeiro.
Aos 40 anos, Aureliano que há anos desenvolve cursos e palestras de qualificação e requalificação aos companheiros de trabalho na Guarda e também integra o corpo docente da Academia da Guarda Civil Municipal de Campinas, desenvolveu um gosto especial em ministrar aulas em capacitações voltadas às crianças, como também faz no programa ‘Defesa Civil Mirim’, desenvolvido pela Prefeitura.
Em seu primeiro contato com a nova turma do programa ‘Agente Mirim de Trânsito’, Aureliano já deu os primeiros ensinamentos sobre a grade horária que ministrará e que inclui hierarquia, disciplina e aspecto comportamental, além de primeiros socorros.
“Para mim é uma honra poder aplicar o que conheço para estas crianças, como primeiros socorros, combate a incêndio, aspecto comportamental, prevenção ao uso de drogas. Este é um importante projeto sócio-educativo que tem tudo para continuar dando certo e ampliado para outras escolas. Atuo sempre representando a Guarda Civil de Valinhos, dentro do projeto Formando Cidadão”, diz o GCM que também promove palestra em instituições filantrópicas, empresas e Grupo de Escoteiros.
Programa já formou mais de 400 alunos
A nova turma do programa, composta pelos 100 alunos da EMEB do Jardim Jurema, se soma aos 419 alunos da EMEB Dom Bosco, no Jardim São Marcos, que já se formaram em edições passadas.
O secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, conta que, de abril a agosto, os alunos receberão treinamento, organizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito, com ensinamentos sobre prevenção de acidentes, locomoção no espaço público com segurança, leis de trânsito, além de outros temas relacionados às demais secretarias e órgãos convidados. Após a formatura, prevista para setembro, os futuros agentes mirins de trânsito participarão de ações educativas da Secretaria de Transportes e Trânsito.
“Ressaltamos que o objetivo maior do Programa é a formação de agentes multiplicadores da boa convivência, tolerância, respeito e gentileza, uma experiência que os alunos certamente não esquecerão”, diz a coordenadora de Programas de Educação no Trânsito, Márcia Helena Toyoda Crivellari.
A coordenadora também destaca que a ação vai ao encontro do ‘Parada - Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes de Trânsito – Um Pacto Pela Vida’, coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
22-04-2015