Evento com entrada gratuita deve atrair milhares de pessoas
O Redondel, situado próximo da entrada principal do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’, em Valinhos, será o grande palco de um tradicional espetáculo: a encenação da Paixão de Cristo. O espaço, onde pela primeira vez será apresentada a encenação, recebeu esta semana a arquibancada que acomodará o público. As peças do cenário e palco começaram a ser transportadas para o local.
Assim como em 2014, haverá três apresentações, tamanho é o público que não perde a oportunidade de prestigiar o evento que há mais de 20 anos é promovido e já virou tradição na região. Somente na edição passada, cerca de 18 mil pessoas assistiram ao espetáculo, inclusive de cidades vizinhas, que se encantaram com a produção e qualidade das apresentações, e famílias inteiras.
A encenação da Paixão de Cristo em Valinhos é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e será nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
Evento contará com total infraestrutura
O secretário de Cultura e Turismo, André dos Reis, diz que, para melhor acomodação dos espectadores, além da aquibancada que este ano está mais ampla, haverá área específica com cadeiras em frente ao palco.
Também, como de costume, haverá espaço reservado às pessoas com deficiência. A infra-estrutura contará ainda com segurança pela Guarda Civil Municipal, banheiros químicos e ambulância com equipe técnica da Secretaria da Saúde.
“A mudança do espetáculo para a área do Redondel tem nesta edição do evento intuito de propiciar ao público um caráter ainda mais intimista, pois a performance dos mais de 100 atores e figurantes poderá ser contemplada com maior proximidade entre o palco e os espectadores”, destaca o secretário.
De acordo também com ele, a mudança visa acomodar melhor o público e garantir tranquilidade e segurança em relação ao acesso à área do espetáculo, uma vez que o local escolhido tem como suporte todo o estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’ e a área da Avenida Joaquim Alves Correia, em frente ao Parque, onde os veículos poderão ser estacionados sem nenhum custo.
A Secretaria de Transportes e Trânsito também apoiará o evento. Os agentes estarão nas vias orientando os motoristas. O acesso do público será pela entrada principal do Parque Municipal e pelo portão ao lado do Ginásio Municipal.
Atores e figurantes se preparam para levar realismo ao palco
A produção de mais esta edição da encenação da Paixão de Cristo, em Valinhos, promete oferecer ao público o máximo de realismo, levando-o a 'viajar' no tempo e na história de Jesus Cristo e sua ressurreição.
Composto por mais de 130 integrantes, entre alunos de teatro do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FAV) e atores convidados, o elenco que já vem ensaiando há mais de um mês, aos finais de semana, se entregará à plateia com emoção.
O diretor do espetáculo, Luciano Corrêa, que também é monitor de teatro do Centro Cultural e da Faculdade da Terceira Idade, diz que a encenação, além da performance dos atores e figurantes, reserva produção cenográfica com peças entre 6 e 8 metros de altura, reaproveitadas da edição anterior.
“Um restaurador profissional e funcionários da carpintaria da Secretaria de Obras transformaram os cenários que ganharam ainda mais cores. Desta forma pudemos diminuir os custos e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade dos materiais”, diz o diretor.
Entre as novidades do espetáculo que terá 1h15 de duração, também estará a trilha sonora com momentos de músicas executadas ao vivo.
Integrantes do elenco prometem muita emoção
O diretor do espetáculo, Luciano Corrêa, também conta que, entre os participantes da encenação, há até um bebê que representará o menino, interpretado por Rodrigo Marmo, de apenas seis meses, filho dos professores de Dança de Rua do Centro Cultural, Vanessa França e Junior Marmo. Já os atores Danilo Coelho e Carol Farina interpretarão Jesus Cristo e Maria, respectivamente.
Também haverá a participação de idosos, alunos da Faculdade Aberta da Terceira Idade. A aposentada Ivete Prando Bernardis, 71 anos, é uma das idosas e se enche de orgulho por integrar o elenco. “É a primeira vez que me apresento na encenação e estou adorando participar dos ensaios. Farei parte do Povo. Sou bem cristã e é para mim um presente fazer parte da Paixão de Cristo. Nos ensaios me emociono e isto quero levar também ao público”.
A amiga de curso de teatro de Ivete, Neusa Helena Alves, de 59 anos, representante comercial, vai participar da encenação juntamente com o marido Divaldo Batista Costa, 71 anos, aposentado e advogado. “Sempre achei um espetáculo grandioso, mas nunca tive a oportunidade de participar do elenco que é grandioso. Farei parte do povo. Vamos reservar ao público momentos contagiantes”, diz Neusa.
Já Divaldo interpretará um dos reis magos (Baltazar) e também um sacerdote. “É uma experiência única para mim, motivadora”, conta. Antonia Bello Neves Lima, 71 anos, aposentada, também está envolvida com a encenação. “Está muito linda. Serei uma das pastoras e do povo. Choro em todos os ensaios. Nunca presenciei uma emoção tão forte como atriz. Recomendo para aqueles que puderem assistir, que se entreguem ao espetáculo”, destacou.
No final de semana os integrantes do elenco voltam aos últimos ensaios. No sábado (28) será no Centro Cultural, às 15h, e no domingo (29), às 16h, no local das apresentações, no Redondel.
27-03-2015