Com 13 Unidades Básicas de Saúde, UPA 24h e Centro de Especialidades, município possui sistema que atende à demanda da população
Com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto da RMC (Região Metropolitana de Campinas), 0,819, a secretária de Saúde, Rita Longo explica que Valinhos não se enquadra nos critérios do Programa ‘Mais Médicos’, do governo federal.
“Para o município se enquadrar no programa, é necessário estar inserido nos critérios pré-estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde nº 1.377, de 13 de junho de 2011, o que não é o caso de Valinhos”, disse Rita Longo.
O ‘Mais Médicos’ prioriza as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas com expansão para os distritos indígenas.
Partindo deste contexto, o Ministério da Saúde disponibilizou uma lista de cidades elegíveis ao programa. “É importante destacar que além de Valinhos não ser elegível ao Programa, por não se encontrar em estado de vulnerabilidade, possui um sistema de saúde que atende à demanda da população”, ressaltou.
Ainda segundo Rita Longo, atuando com 13 Unidades Básicas de Saúde, que oferecem atendimento de profissionais na área de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia e de enfermagem, entre outras especialidades, o município está inserindo a Estratégia da Saúde da Família, sempre com o objetivo de prestar atendimento integral e de qualidade aos seus munícipes.
Também conta com CEV (Centro de Especialidades de Valinhos), recentemente reestruturado com médicos de diversas especialidades e com uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, considerada referência nacional em qualidade e resolutividade no atendimento.
“Foram muitas conquistas do governo do prefeito Clayton Machado, que tem como prioridade proporcionar melhoria de acesso à qualidade no atendimento do SUS, de forma humanizada. Continuaremos sempre em favor do atendimento aos munícipes da nossa Valinhos”, afirmou.
Ainda segundo a secretária de Saúde, em 2016, as mudanças continuam: será iniciada a construção do CAPS Álcool e Drogas, das novas instalações do laboratório municipal, de novas UBS's como a unidade do Parque Portugal e Villa Itália. "É a Prefeitura de Valinhos fazendo o melhor para cuidar de você”, concluiu Rita Longo.
05-03-2015