Ação visa a preservação do principal acervo histórico de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, deu mais um passo no processo de revitalização do ‘Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Panizatto’. Equipes da Secretaria e voluntários fizeram mutirão de limpeza e trabalham na organização do acervo histórico.
A ação marcou o processo de recatalogação de todas as peças. “Com os trabalhos, houve mais um importante passo em direção à preservação do principal acervo histórico de Valinhos”, destaca o secretário André dos Reis.
Ele explica que a ação faz parte de um planejamento de atividades culturais, que serão desenvolvidas no Museu, no decorrer deste ano. Devido ao trabalho intenso que ainda será necessário, o Museu permanecerá fechado para visitação pública até o dia 20 deste mês, devendo retornar às atividades normais no dia 23 seguinte.
Limpeza foi realizada com água de reúso
Segundo o diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri, a limpeza no Museu Municipal foi promovida com água reutilizável, proveniente de caminhão de "Água de Reúso", mantendo-se assim a determinação de economia solicitada pelo DAEV.
A atividade conta com o apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos e Assuntos Internos. Também contribuíram no processo, como voluntários, representantes da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) e da Escola de Samba Arco Íris, que removeram todos os itens utilizados durante o Carnaval de Rua.
“A limpeza do local ocorre de maneira ampla e inclui a retirada das fezes de pombos, poeira e fuligem, que podem acarretam problemas para os visitantes. A retirada dos ninhos de pombos também está sendo providenciada por equipe especializada”, explica Bizarri.
Antiga estação de trem abriga espaço de preservação cultural
O Museu Municipal de Valinhos funciona no antigo edifício da segunda estação da Cia Paulista de Estrada de Ferro construída em 1913 em substituição à estação primitiva de 1872. Com o fim de suas atividades originais passou a abrigar, a partir de 1996, o Museu Municipal.
Posteriormente, em 2002, recebeu o nome de ‘Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’, na administração do ex-prefeito ‘Vitório Antoniazzi’. O fato é uma homenagem ao fotógrafo, falecido em 2001, que muito contribuiu para o registro histórico da cidade, por meio de seu olhar urbano, cultural e artístico.
O acervo do Museu é composto por cerca de 1.200 peças e revela a história e desenvolvimento da cidade desde suas origens.
“Vamos preparar uma série de atividades comemorativas ao Museu, que completará em outubro de 2015, 13 anos como um espaço em homenagem ao célebre fotógrafo Haroldo. Queremos atrair novamente as famílias para este tão importante espaço cultural e com uma beleza estética e histórica singular para a cidade de Valinhos”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, André Reis.
04-03-2015