Prefeito Clayton sancionou lei instituindo o processo de arborização
Uma das cidades com maior área verde da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos vem contribuindo para minimizar o efeito estufa com o plantio de árvores. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está plantando mudas de espécies nativas e recomendadas para áreas urbanas nos espaços onde antes havia tocos. Desde janeiro já são 250 novos locais a receberem mudas variadas.
O critério adotado pela Prefeitura para receber as mudas, doadas pelas concessionárias de veículos e motos da cidade como determina a Lei Nº 4.996/2014, é plantar as árvores onde haviam antes tocos removidos pela Secretaria de Obras e Serviços nas operações de destocamentos.
O processo de arborização da cidade viabilizado pela legislação sancionada pelo prefeito Clayton Machado já permitiu uma economia de aproximadamente R$ 20 mil apenas com a aquisição das mudas.
Se considerar a reforma da máquina de destocamento, que estava abandonada no Almoxarifado da Prefeitura, foi reformada no ano passado e tornou desnecessário alugar um equipamento semelhante para extrair os tocos na cidade, a economia passa de R$ 500 mil.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços, Valinhos tem uma demanda de cerca de 3 mil tocos para serem removidos e a prioridade é extrair os que estão em locais com grande movimentação de pessoas.
O plantio foi agendado para janeiro e fevereiro para aproveitar o período de chuvas e a Secretaria, além de repor as espécies nos locais onde ocorreram as destocas, está rearborizando praças e canteiros de avenidas. As novas árvores suportam até 30 dias sem a necessidade de rega e a Secretaria vai utilizar água de reúso para molhá-las caso pare de chover durante o período de crescimento.
26-02-2015