Edu Silva, coordenador do programa, esteve em Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, espera tornar Valinhos uma das cidades sede da etapa regional do Mapa Cultural Paulista da edição 2015-2016. Criado em 1995, a ação tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto.
A proposta foi apresentada pelo secretário André Luiz dos Reis a Edu Silva, coordenador do Mapa Cultural da Abaçaí, Organização Social para assuntos de Cultura e Arte responsável, além do Mapa Cultural, por atividades como o Revelando São Paulo para o Governo do Estado de São Paulo.
O coordenador esteve recentemente em Valinhos, onde se encontrou com Reis e o diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri. Também participou do encontro Ana Massara, na ocasião chefe de Relações Público-Privada da Secretaria.
“Temos interesse em ser cidade sede do programa Mapa Cultural, pois além da qualidade e riqueza das atividades que receberemos, poderemos incluir os alunos e monitores do Centro Cultural e toda classe artística interessada de Valinhos, em contato com os jurados, promovendo oficinas e troca de experiências”, destaca o secretário André Reis.
“Valinhos tem um potencial muito grande na área da cultura, inclusive para ser cidade sede de segmentos artísticos do Mapa Cultural e até mesmo o Revelando São Paulo, devido à intensidade e qualidade das atividades culturais oferecidas. Iremos levar tudo o que foi observado para o conhecimento da diretoria da Abaçaí e em breve retornaremos”, comentou Edu Silva, que se mostrou muito feliz em conhecer Valinhos e seus espaços culturais, entre eles o Centro Cultural ‘Vicente Musselli' e Biblioteca Pública Muniicpal ‘Dr. Mário Corrêa Lousada’.
Colhendo frutos - A vinda a Valinhos de Edu Silva ocorreu no início do mês, após convite feito pelo diretor Fabricio durante o Encontro de Dirigentes Culturais do Quadrante Caipira, na Fazenda São Bernardo, onde morou a artista Tarsila do Amaral, na cidade de Rafard.
“Além de aceitar a proposta de incluir Valinhos no quadrante Caipira do Estado de São Paulo, fizemos questão da visita do representante da Abaçaí para que ele conhecesse nossa cidade, equipamentos culturais e as riquezas artísticas. E desta forma viabilizarmos parcerias para promover a Cultura de Valinhos no cenário regional e estadual. Esta é uma meta do prefeito Clayton Machado que estamos trabalhando para atingi-la”, diz Bizarri.
25-02-2015