Alegria, descontração e muito samba no pé. Assim foi a primeira note do Carnaval de rua em Valinhos. Embalados por sambas-enredo, um público superior a 20 mil pessoas lotou arquibancadas e áreas próximas à concentração e dispersão da Avenida Doutor Altino Gouveia no sábado, primeira das duas noites de folia. Nas cerca de 3 horas sem nenhum incidente registrado. Na noite deste domingo, Leão da Vila e Arco-Íris encerram a folia, a partir das 20 horas.
A corte carnavalesca abriu o desfile, pontualmente às 20 horas. O rei Momo, Marco Aurélio Lodi Rocha, a rainha Clélia Goulart, e as princesas Amanda Lopes e Jéssica Alba mostraram muito samba no pé. Logo atrás, a corte mirim, composta pelo rei Momo Kevin Juan Silva Dias, rainha Alice Roda Fracarolli Pinto e as princesas Giovana Beatriz do Prado e Isabela Rocha Borges.
Logo atrás da corte carnavalesca, as meninas do voleibol adulto Valinhos Renata /Country, que disputa a Superliga B, desfilaram na passarela e depois acompanharam a passagem do bloco Azul e Branco do Country Club Valinhos e a Escola de Samba Moinho Velho no camarote.
Com 150 integrantes, divididos em sete alas e dois carros alegóricos, o Bloco Azul e Branco levou para avenida o tema ‘Dos primeiros passos à Broadway, quem não dança segura a criança’. O desfile levantou a arquibancada. Assim como os foliões, muitas pessoas cantaram o samba.
Um dos momentos mais interessantes foi dupla de dançarinos que sapateava na avenida, sob um pequeno tablado, de um metro quadrado, ao ritmo do samba, remetendo a plateia aos ritmos da Broadway.
Como tema sugere “... quem não dança segura a criança”, alguns foliões carregavam bonecas no contraponto dos embalos de Carnaval. Alessandra Caetano, de 35 anos, fez a diferença na ala. Ela levou o pequeno Murilo, de 1 ano, no colo mas não deixou de sambar.
Ao final do desfile, não escondia a alegria de voltar à passarela do samba. Alessandra respira Carnaval desde a sua casa. É casada com Leandro, puxador do samba do Azul e Branco, e mãe de Ruan, Paulo André, Pamela e Barbara Natalia. Tudo indica que o pequeno Murilo também tem a alegria do Carnaval no seu DNA.
No intervalo das apresentações, o show a parte ficou por conta do gari Joaquim Pires, da empresa responsável pela limpeza da avenida. Entre uma varrição e outra, o ‘sambista’ da vassoura mostrou gingado e muita alegria: “Tenho o samba na veia”, comemorou.
No camarote das autoridades a alegria era geral, por conta do sucesso do Carnaval, da grande presença de público nas arquibancadas e pelo sucesso da organização, o prefeito Clayton Machado, sua esposa, Sueli Machado, o vice-prefeito e presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Luiz Mayr Neto, sua esposa, Vera Mayr, entre outras personalidades, assistiram ao desfile com muita satisfação.
“O Carnaval está de volta, com melhor estrutura e bela organização, com muita alegria e descontração. Valinhos resgata o Carnaval da família”, celebrou Clayton Machado.
Moinho Velho – A campeã do último Carnaval, realizado em 2012, levou para a avenida o tema ‘No sobe e desse dessa vida – Roda da Fortuna’. Seus 300 integrantes, divididos em 10 alas e três carros alegóricos, cantaram e fizeram cantar o público nas arquibancadas e camarotes.
A grande sensação da passagem da Moinho Velho pela avenida foi a ‘paradinha’ da bateria à frente do camarote. Passistas e arquibancada seguraram o ritmo e a retomada foi perfeita. Da comissão de frente ao ultimo carro alegórico, a escola encantou e espera repetir em 2015 o sucesso que garantiu o título de três anos atrás.
16-02-2015