Moção de Aplausos foi assinada por 6 vereadores que destacaram o sucesso da festa durante os 16 dias de evento
A Câmara de Vereadores de Vinhedo aprovou, na noite desta segunda-feira, 9/2, moção de aplausos à Comissão Organizadora da 66ª Festa do Figo e 21ª Expogoiaba, de Valinhos. O documento foi assinado pelos vereadores vinhedenses Rodrigo Paixão, Marta Leão, Júnior Choca, Aparecido Dias (Bacural), Dr. Dário Pacheco e Márcio Melle.
O evento em Valinhos foi promovido durante 16 dias de festividades (entre 17 de janeiro e 1º de fevereiro). Além das principais atrações musicais e exposição de frutas, a festa contou com parque de diversões, bares temáticos, desfile de muladeiros, alimentação fast food, espaço italiano com músicas típicas, espaço para adoção de cães, passeios de agroturismo e ecoturismo, danças típicas, entre outros.
“Desde sua criação, a Festa do Figo evoluiu e superou inúmeros desafios para se consolidar como um dos maiores eventos agrícolas do Estado e o maior e mais importante evento turístico de Valinhos. Os grandes shows artísticos voltaram em 2013, graças às iniciativas do governo municipal em atender ao clamor popular. Portanto, a Festa do Figo e Expogoiaba estava ainda mais atraente para pessoas de todas as idades”, justifica a Moção 17/2015 dos vereadores.
Festa do Figo - Este ano, a Festa do Figo de Valinhos completou 66 anos. Uma história que começou ainda no início do século 20, quando o imigrante italiano Lino Busatto trouxe as primeiras mudas de figos da Itália. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial tornando a cidade conhecida nacionalmente como a capital do Figo Roxo.
Mas foi só em 1939 que a festa começa a ganhar vida com a chegada à Valinhos do dinâmico Monsenhor Bruno Nardini, nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião. Foi ele quem deu início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião, unindo os chacareiros e a comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando a arrecadação de fundos para a obra e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.
Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Em 1995 a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Hoje a festa é o principal evento turístico de Valinhos, reconhecida em vários estados brasileiros.
10-02-2015