A qualidade e a quantidade de opções de cursos do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, mantido pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foram os principais fatores que levaram centenas de pessoas a se inscreverem nos dois primeiros dias, nas áreas de artes, teatro e música. O interesse em garantir as vagas era tão grande, que várias pessoas aguardavam desde as três horas da madrugada desta segunda-feira (2) e terça-feira (3) a entrega das senhas, iniciada às 8 horas.
“O Centro Cultural de Valinhos é referência na Região Metropolitana de Campinas, como uma das melhores escolas públicas de artes. Todos os anos a procura pelas vagas sempre cria uma grande expectativa na população. E para melhor atender a comunidade, além de garantir sempre a excelência do aprendizado, este ano foi possível ampliar em 7% o número de vagas, sendo 120 a mais que em 2014, totalizando 1861 vagas”, destaca o secretário André Luiz dos Reis.
Ele explica que a ampliação foi possível diante do remanejamento da grade horária de vários cursos e contratação de novos monitores na área de música, em acordeon e técnica vocal.
Atendimento - Para garantir o conforto dos interessados nas vagas as datas das matrículas foram dividas por área. Antes da distribuição das senhas, a equipe da Secretaria de Cultura e Lazer providencia o acolhimento na área interna do Centro Cultural das pessoas que chegam com maior antecedência e também em áreas protegidas do sol.
No primeiro dia de inscrição, quando foram disponibilizadas 301 vagas para os cursos de Artes Plásticas, Artesanato, Desenho Artístico, Pintura em Tela e Teatro, cerca de 400 pessoas estiveram no local, mas 240 efetivaram a matrícula.
Já na terça-feira, no segundo dia de atendimento, a procura foi ainda maior e a fila, com cerca de 600 pessoas, deu a volta no prédio do Centro Cultural. Na oportunidade, 426 matricularam-se efetivamente nos cursos de música. Foram ao todo disponibilizadas 762 vagas nos segmentos acordeom, sanfona, cavaquinho, escaleta, flauta doce, flauta transversal, teclado, técnica vocal, violino, violão clássico e popular.
Novas inscrições - Nesta quarta-feira (4) estão sendo feitas as matrículas nos cursos de dança. São 798 vagas em Ballet Clássico, Contemporâneo, Dança do Ventre, Dança de Rua, Dança de Salão, Flamenco. Há também inscrições para Capoeira.
O atendimento é feito das 8 às 14 horas, respeitando a ordem de chegada. Os interessados devem obrigatoriamente residir em Valinhos e apresentar, no ato da matrícula, uma foto 3x4 recente, cópia da cédula de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, além de comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz ou de telefone.
Como escola inclusiva, o Centro Cultural está aberto para receber alunos com deficiência (PCD). O Centro Cultural fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 627, no bairro Santo Antonio. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3871-3646.
Vagas remanescentes – De acordo com o Diretor de Cultura, Denilson Soares, após a efetivação de todas as matrículas, serão viabilizadas vagas remanescentes dos cursos que não tiveram todas as vagas disponíveis preenchidas.
Inscritos destacam qualidade dos cursos oferecidos
A massoterapeuta Milena Vasconcelos, de 58 anos, não poupou tempo para garantir uma vaga no curso de teclado oferecido pelo Centro Cultural ‘Vicente Musselli’. Ela foi a primeira a chegar no local, às 3h da madrugada e a primeira a pegar senha.
“Sempre ouvi falar muito bem dos cursos do Centro Cultural, mas nunca tive a oportunidade de me inscrever antes, por falta de tempo para fazer um curso. Estou feliz por ter conseguido a vaga para teclado e realizar um antigo sonho. Os cursos daqui são gratuitos e têm muita qualidade. Não vejo a hora de começar”, disse.
Milena também destacou que ficou impressionada com a quantidade de pessoas, assim como ela, interessadas por cultura. “Esta grande fila demonstra o quanto as pessoas valorizam a cultura e aproveitam a oportunidade”.
Enacilda Ribeiro, de 51 anos e designer gráfico, também se inscreveu nesta terça-feira. Ela conquistou uma vaga para o curso de violão popular. Chegou por volta das 8 horas acompanhada da filha Juliana Gomes, de 32 anos, e da neta Jaqueline Ribeiro,12, que também se matricularam no curso de violão popular.
“Estamos bem contentes. Valeu a pena esperar um pouco na fila para assegurar nossas vagas. Agora vamos as três comprar os violões. Temos boas referências dos cursos aqui do Centro Cultural. Esta escola é muito boa”, falaram.
03-02-2015