Os visitantes da 66ª Festa do Figo e da 21ª Expogoiaba têm a oportunidade de entrar para a história de Valinhos ao visitar a exposição organizada pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) em parceria com a Prefeitura.
A mostra está no Salão do Imigrante, na entrada do Pavilhão de Exposição de Frutas, com espaço para o visitante tirar uma foto tendo de fundo uma imagem panorâmica do município da década de 80, foto de Haroldo Pazinatto, entrando assim na história de Valinhos.
As fotos são colocadas no Facebook da APHV. “Até este domingo (25) foram postadas 80 fotos. As imagens têm repercussão e abrem oportunidade para fazermos contatos com pessoas que têm material histórico sobre Valinhos”, destacou o presidente da Associação, Sérgio Ferrari.
A exposição ‘História de Valinhos’ divulga curiosidades e dados históricos, que fizeram parte da evolução do município nos séculos XVIII, XIX, XX.
São 24 painéis divididos pelos temas: Origens, Ferrovia, Cotidiano, Curiosidades, Religião, Educação, Comércio e Indústria e Música. As informações históricas são baseadas nas pesquisas da APHV, que são publicadas todas as sextas-feiras na página 2 da Imprensa Oficial do município.
Também integram a mostra 30 peças do Museu Municipal ‘Haroldo Ângelo Pazinatto’, tais como peças da Ferrovia de Valinhos, incluindo um manequim com a vestimenta do último chefe da Estação, José Eulálio; objetos de olaria, de armazém secos e molhados e uma carteira do 1º grupo escolar.
“Esta é a primeira exposição grande que a APHV organiza e está sendo importante para divulgarmos nossas pesquisas históricas sobre Valinhos”, destacou Sérgio Ferrari, acrescentando que todo o material será doado ao Museu do município.
Depoimentos – O representante comercial, Dalton Luiz Marchiori, 57 anos, localizou seu pai, Darcy Marchiori, na foto do painel da Rua Sete de Setembro, e ficou emocionado. “Eu já tinha visto essa foto no livro da História de Valinhos, mas não sabia que ela fazia parte da exposição”, contou, aproveitando para elogiar a mostra.
Já a dona de casa, Rita Mancilla, 58 anos, que nasceu em Valinhos, mas há muitos anos mora em Campinas, aproveitou a visita à exposição para “matar saudades”. “É emocionante ver essas fotos de Valinhos antiga”, acrescentou.
A aposentada Maria Augusta Xavier Morroni, 70 anos, de São Paulo (Capital), elogiou a iniciativa da exposição. “É importante, pois o tempo passa rápido e as pessoas se esquecem do passado”. Ela visitou a festa pela primeira vez e gostou muito. “Está bem organizada e as frutas estão maravilhosas. A gente não vê frutas assim em São Paulo”.
A Associação – Fundada em agosto do ano passado, a APHV é composta por 15 membros, entre colecionadores, restauradores, profissionais da área da educação. “A Associação não tem fins lucrativos. Sua atividade é filantrópica, ligada à cultura”, explicou Ferrari.
25-01-2015