Os já consolidados roteiros de Agroturismo e Ecoturismo, promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Valinhos, são um dos principais atrativos dos visitantes da Festa do Figo e Expogoiaba. A atividade tem como objetivo fomentar o turismo local e tornar mais conhecidas as riquezas de Valinhos, inserida no Circuito das Frutas.
Os turistas que participam dos passeios vêm de várias regiões. Somente no primeiro final de semana, 340 pessoas fizeram o tour na região do Macuco e Reforma Agrária, áreas rurais de Valinhos, em quatro pontos turísticos que incluem belas paisagens e conhecimentos sobre os métodos de cultivo de várias frutas, e na região da Serra dos Cocais, no bairro Chácaras Alpinas.
Todos os passeios são monitorados por guias. As saídas acontecem aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h, em micro-ônibus que partem a cada meia hora. Os ingressos custam R$ 10. Crianças menores de 5 anos não pagam.
As pessoas que vierem à festa em ônibus de excursão poderão utilizar o próprio veículo. Neste caso, os ingressos saem por R$ 8, com o acompanhamento de guia. O ponto de venda de ingressos do agroturismo e ecoturismo fica no Portão 7 do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’.
Agroturismo - No primeiro local visitado do Agroturismo, os participantes conhecem o Sítio Kusakariba, onde são recepcionados pela família de imigrantes e descendentes de japoneses. Lá eles têm contato com as plantações de várias espécies de goiaba, como vermelha, branca e roxa, além de seriguela. Também podem degustar estas frutas e adquirir compotas, doces e sucos produzidos pela própria família.
Na sequência, os turistas se deslocam para a Chácara Boa Esperança onde vislubram de uma bela paisagem e vêm de perto milhares de pés de figo e uva. No local, o proprietário da área, Mário Scabello, e sua família, acolhem os turistas na adega ‘Tio Mário’, como o agricultor é conhecido. A adega possui grande variedade de vinhos e licores, a maioria produzida na propriedade, além de outros produtos que também podem ser degustados e adquiridos.
O roteiro do Agroturismo se completa em dois outros pontos: no Arte Frut, onde são vendidas frutas em cerâmica esculpidas pelo artista Aldemir Cândido, facilmente confundidas como reais, e no Camping Macuco e Parque Aquático, área que possui camping, chalés, lagoa, complexo aquático, trilhas e espaço para pesca.
Famílias aprovam roteiro – Tão logo chegou à festa na manhã do último domingo (18), um grupo de 20 pessoas que veio de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, já procurou reservar lugar no Agroturismo. “É a primeira vez que estamos nesta festa e programamos uma parte do nosso tempo para ver as plantações, os frutos no pé. A impressão já é muito boa, pois o clima está bem animado, tudo bem organizado e temos muito a conhecer”, disse a organizadora da excursão, Rita de Cássia dos Santos.
A dona de casa Erli Jesus Oliveira, de São Paulo e 54 anos, contou que também veio pela primeira vez a Valinhos. “Não perco este tipo de festa e faltava conhecer a daqui. Adorei este passeio, sentir o cheiro do figo nos pés e as goiabas ensacadas, degustei muitas frutas e vou indicar para mais pessoas”.
A aposentada Rosa Nakashima, de 66 anos, moradora de Guarulhos na grande São Paulo, também ficou encantada com tudo o que viu. “Já trabalhei muito tempo na roça e agora posso passear e ver outras plantações como estas. Aqui é muito bonito e aproveitei para comprar tudo fresquinho”.
Dona Maria Conceição Liotti, de 76 anos, veio de Ribeirão Pires com a família. “Não conhecia a Festa do Figo e Expogoiaba e nunca tinha feito um passeio como este. Gostei muito da cidade e dos atrativos e quero voltar”.
De acordo com a turismóloga do Departamento de Turismo da Prefeitura, Mônica Santos da Silva, a expectativa da organização da Festa é que o número dos visitantes dos passeios supere o do ano passado, quando cerca de 1.500 pessoas participaram.
“Cadastramos mais de 1.600 agências de viagens do país e encaminhamos material de divulgação da Festa e dos roteiros turísticos antecipadamente. Já recebemos excursões de várias cidades, inclusive do Estado de Minas Gerais, somente no primeiro final de semana, e temos agendadas várias para os próximos dias”, disse.
SERVIÇO:
66ª Festa do Figo e 21ª Expogoiaba de Valinhos
Período: De 17 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015
Entrada gratuita, com exceção dos dias 23 e 30 de janeiro, quando serão realizados shows especiais e cobrada entrada nos shows de Daniel e Thiaguinho, respectivamente.
Horários:
Terça a sexta-feira: 18 às 23 horas
Sábados e domingos: 10 às 23 horas
Local: Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’
Rua Dom João VI, s/nº – Jardim Planalto
Telefone: (19) 3849-5557
Site www.festadofigo.com.br
www.facebook.com/festadofigo
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Sala de Imprensa no interior do Pavilhão Industrial
22-01-2015