Pela terceira vez em um ano, a lombada eletrônica localizada no bairro da Biquinha, na Estrada do Jequitibá, em Valinhos, é alvo de vandalismo. Desta vez, na última ocorrência nesta segunda-feira (1º), a situação encontrada pela Secretaria de Transportes e Trânsito foi ainda pior. Um poste de sustentação foi derrubado com o uso de um maçarico e as duas câmeras furtadas.
O dano ao patrimônio público foi informado por um motorista que passava pelo local logo pela manhã. Segundo o secretário José Almeida Sobrinho, os equipamentos e o poste deverão ser substituídos na próxima semana pela empresa que opera o sistema, a DCT Tecnologia, e depois terão que ser novamente aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
“Infelizmente, atitudes irresponsáveis e criminosas como esta que deterioram o patrimônio público, acabam prejudicando principalmente a segurança de quem circula por este trecho, um dos mais perigosos devido às curvas e excesso de velocidade, motivos pelo qual o equipamento foi instalado nesta localidade há cerca de um ano”, diz o secretário.
De acordo com dados da Secretaria de Transportes e Trânsito, por mês são aplicadas em média 80 multas em decorrência da passagem de veículos nesta lombada eletrônica, cuja velocidade máxima permitida é de 40 quilômetros por hora.
O secretário Almeida explica que, apesar das câmeras terem sido furtadas, o compartimento onde ficam registradas as imagens permaneceu intacto. “De qualquer forma repudiamos este tipo de atitude e pedimos que a comunidade nos ajude a fiscalizar as ações de vândalos e denuncie”, diz.
O secretário destaca ainda que dano ao patrimônio público é considerado crime com detenção de seis meses a três anos, aplicação de multa, além da pena correspondente à violência. Neste caso também os responsáveis pelo vandalismo poderiam ser enquadrados no crime de furto qualificado.
08-12-2014