Em meio ao “Novembro Azul”, mês assinalado para prevenção e combate ao câncer de próstata, o dia 14 de novembro é marcado como o Dia Mundial do Diabetes. Com o objetivo de educar e prevenir, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá neste dia mais uma edição do ‘Ação Saúde’ voltado a prevenção e conscientização das pessoas que estiverem passando pela Rodoviária, das 8 às 11h30, para alertá-las sobre os riscos destas duas preocupantes doenças.
Idealizado pelo prefeito Clayton Machado e pela secretária da Saúde, Rita Longo, o ‘Ação Saúde’ é uma ação conjunta dos Departamentos de Programas e Projetos, Saúde Coletiva e de Odontologia. Na oportunidade será ofertado aos munícipes teste para detecção de diabetes, controle de pressão arterial, além de distribuição de folhetos educativos e orientação sobre saúde bucal, dengue, febre maculosa e animais peçonhentos.
Segundo a secretária Dra. Rita Longo, o objetivo do Dia Mundial do Diabetes é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso a prevenção e ao seu tratamento adequado. “A ação nesta data importantíssima é oportuna para a promoção de atividades de conscientização em relação à prevenção do Diabetes e ao combate e prevenção ao câncer de próstata”, afirma. Dra. Rita Longo ressalta também que a conscientização quanto à prevenção, tratamento e melhora da qualidade de vida com relação ao Diabetes devem ser lembrados diariamente.
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado na data de 14 de novembro por ser aniversário de Frederick Banting — um dos descobridores da insulina. A iniciativa começou em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo. Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) abraçou a causa e incluiu oficialmente essa data no seu calendário.
Saiba mais sobre o Diabetes - A doença que mais mata no Brasil está atingindo as pessoas cada vez mais cedo. Há o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Até bem pouco tempo atrás, o DM2 fazia parte das doenças associadas ao envelhecimento natural da pessoa, hoje o crescimento da doença tem atingido pessoas abaixo de 40 anos.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há 6,2 milhões de portadores de DM2; cerca de 7,6% da população adulta. A Coordenação da Política Nacional de Prevenção ao Diabetes admite que a situação real é ainda mais preocupante, já que pelo menos metade das pessoas não sabe que é portadora da doença. Sem diagnóstico correto e, na maioria das vezes sem apresentar os principais sintomas, essas pessoas só descobrem o Diabetes quando surgem as complicações como as cardiovasculares que normalmente terminam em infarto ou derrame, também pode levar à cegueira e amputações.
Entre os sintomas podem são destacados: urinar excessivamente, muita sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, infecções frequentes. Quanto aos fatores de riscos há hereditariedade, obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo e stress.
Para a prevenção da doença é necessário adotar uma alimentação saudável e equilibrada, reduzir a ingestão de gorduras e sal, praticar exercício físico de forma regular, sono de qualidade e realizar técnicas de relaxamento e respiração.
12-11-2014