Cerca de 100 pessoas, inclusive médicos, autoridades, personalidades da cidade e servidores municipais, compareceram na manhã de sábado, 8, à cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Valinhos (CEV) ‘Doutor Admar Concon’. O prédio foi reformado, com recursos próprios, e já está atendendo à população que pode passar por consultas e fazer exames preventivos em um espaço exclusivo e diferente daquele que funcionou em conjunto com o antigo Centro de Atendimento a Urgências e Emergências (CAUE) até março, quando a UPA 24 horas foi inaugurada, abrindo um novo tempo para a Saúde.
“Mesmo com todas as dificuldades financeiras, com queda de arrecadação, a Prefeitura reformou o prédio para oferecer mais dignidade e humanização no atendimento preventivo. Escolhemos um dos mais ilustres filhos de Valinhos para emprestar seu nome ao CEV. Doutor Admar Concon foi o idealizador, fundador e médico da Santa Casa de Misericórdia. É com profunda alegria que prestamos essa homenagem”, afirmou o prefeito Clayton Machado, ao dirigir-se à esposa Jocy e aos filhos João Luiz, Admar Concon Filho e Maria Fernanda.
O CEV passa a atender mais de 20 especialidades médicas, como Ortopedia, Gastroenterologia, Neuropediatria, Urologia, Oftlamologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Cardiologia, apenas para citar algumas.
Localizado na Avenida dos Esportes, 335, onde desde maio de 2005 dividia o espaço com o CAUE, o CEV se soma a uma série de outras ações que marcam o novo tempo na Saúde Pública implantado pelo governo, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, instalada na Avenida Gessy Lever, 550, e que passou a concentrar todas as urgências e emergências da cidade.
Destacam-se também o SIM Valinhos (Saúde Integrada Municipal), que ampliou a interação das 13 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas estrategicamente por toda a cidade e que, em breve, ganhará a 14ª unidade, que está sendo construída em parceria com o Ministério da Saúde no Parque Portugal.
Homenagem – Admar Concon morreu em 12 de abril, aos 88 anos. Filho de tradicional família valinhense, o médico participou da fundação da Irmandade da Santa Casa de Valinhos e também participou do Corpo Clínico da Casa de Saúde de Campinas.
Seu trabalho na Santa Casa de Valinhos foi de grande dedicação, acompanhando os passos do hospital, desde a fundação e construção do prédio, início das atividades e atuação. Por todo seu trabalho, Concon recebeu o Título de Grande Benemérito, tendo a sua foto perpetuada na Galeria de Provedores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.
Ao lado do prefeito, de sua esposa e primeira-dama Sueli, do vice-prefeito Luiz Mayr Neto e da secretária de Saúde, Rita Longo, prestigiaram a solenidade personalidades e médicos de renome da cidade, como os doutores Antonio Bueno Conti, Maria da Graça Fiorin Calsavara, José Felipe Spadaccia, Celso Limoli, Roberto Sebastião Caberlin e Maria Aparecida Prado, o provedor da Santa Casa, Celso Beltramini; e o responsável pelo Administrativo, João Geraldo; além de Lindalva Franceschini, do Inase, que administra a UPA 24 horas.
Representaram a Câmara, o presidente Lorival e os vereadores Rodrigo ‘Popó’, Kiko Beloni, Henrique Conti, Moyses Abujadi, Edson Batista e Israel Scupenaro, além do professor Nilson Mathedi.
Também prestigiaram a entrega do CEV o chefe de Gabinete, André Reis; e os secretários Ederson Valêncio; da Defesa do Cidadão, Eliseu Dias, de Obras e Serviços Públicos; Alcidnei Sentalin, de Assuntos Internos; Danilo Sorroce, da Educação; Alexandre Sampaio, de Assuntos Jurídicos; da Cultura e Turismo, Wilson Ventura; e de Planejamento e Meio Ambiente, Paulo Bandina; além do presidente do Valiprev, Vicente Marchiori.
Após os discursos e descerramento da placa comemorativa da entrega do CEV, o espaço foi aberto à visitação. Antes do encerramento, o prefeito Clayton Machado fez questão de participar da Campanha de Vacinação que acontecia no local e imunizou uma criança, acompanhado da esposa, da secretária da Saúde e do vice-prefeito.
12-11-2014