Autoridades, educadores e público em geral são esperados no seminário ‘Valinhos - 20 Anos de Semana da Água’ que será realizado Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, nesta sexta-feira (7), partir das 8 horas, no auditório da Câmara Municipal (Rua Ângelo Schiavinato, 59 – Residencial São Luiz).
A atividade marca a retomada, após quase dez anos, da parceria entre o município e o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) na realização deste que é um dos mais importantes programas de educação e conscientização ambiental, a Semana da Água, que completa este ano 20 anos.
O prefeito Clayton Machado lembrou que o município foi o pioneiro na implantação do projeto em 1994 e que posteriormente tornou-se referência aos demais municípios integrantes das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
“A ‘Semana da Água’ é uma importante ferramenta para a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos”, destacou o prefeito, salientando que a histórica crise hídrica em curso que exige responsabilidade, investimentos e criatividade dos gestores públicos.
Após a abertura solene, haverá exposição de painéis dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos ao longo do ano nas 44 escolas da rede municipal, envolvendo perto de 12 mil alunos desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. Os projetos foram encaminhados ao Consórcio PCJ, que certificará as escolas pelos trabalhos.
O primeiro painel com o tema ‘Desafio da Água 20 Anos Depois’ será apresentado às 9h40 com a mediação do jornalista Fernando D’Avilla e a participação do vice-prefeito e presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Luiz Mayr Neto; da professora e doutora Adriana Braga da UNIFESP, de Andrea Borges do PCJ e de Francisco Carlos Castro Lahoz do PCJ.
No período da tarde, a partir das 13 horas, terá o segundo painel sobre ‘Sustentabilidade e Responsabilidade na Atual Crise Hídrica’, com a mediação da jornalista Roseli Bernardo, e participação de Osmar Mosca Diz da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e representantes das empresas Unilever, MWV Rigesa, Eaton e Cotonifício Valinhos.
Educação Ambiental – Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, o Seminário Comemorativo ‘Valinhos - 20 Anos de Semana da Água’ fecha as atividades de educação e conscientização ambiental desenvolvidas nas escolas municipais durante todo o ano letivo.
“Várias atividades pedagógicas foram realizadas em nossas EMEBs, envolvendo projetos de Meio Ambiente desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II, além da apresentação de um teatro com temática sobre a água, plantio de árvores em algumas escolas, estudo do meio e outras ações”, contou Danilo Sorroce, lembrando que os projetos serão apresentados à comunidade durante o seminário através de painéis.
“Além desse importante trabalho de conscientização de nossos alunos, é importante que essas ações sejam mostradas para a comunidade, pois, para que tenhamos um desenvolvimento mais sustentável, é preciso que todos estejam conscientes das atitudes ecológicas necessárias para a preservação do nosso meio ambiente e dos nossos recursos hídricos”, destacou o secretário.
Parceria PCJ - Para a reativação da parceria com o PCJ, foi criado um grupo de trabalho formado pelos professores e coordenadores de área Caio Fernando Aguiar (Geografia), André Betti (História), José Vitório Zaccarias (Ciências), Ana Angélica Júlio (diretora de Divisão Pedagógica), além da engenheira agrônoma Juliana Machado (Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) e do jornalista Wagner Zambon Faneco (Departamento de águas e Esgotos de Valinhos – DAEV), que no primeiro semestre participaram dos cursos de formação de agentes multiplicadores sobre a metodologia da ‘Semana da Água’ promovido pelo Consórcio PCJ.
Em meados de setembro, o grupo de trabalho promoveu uma visita técnica com 31 professores à Barragem João Antunes dos Santos, propriedade do DAEV localizada em Vinhedo, para verificar ‘in loco’ a situação dos recursos hídricos na cidade e assim ter mais subsídios para trabalhar a problemática em sala de aula com os alunos.
História - Desde a fundação, em 1989, o Consórcio PCJ fomenta ações de educação ambiental. Mas foi a partir de 1994, com a aplicação piloto do programa de educação ambiental em Valinhos destinado à gestão dos recursos hídricos, Semana da Água – cidadania e responsabilidade socioambiental, que se firmou com uma metodologia diferenciada obtendo grandes resultados e reconhecidos por diversos prêmios recebidos.
O Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ tem como objetivo desenvolver ações que promovam a sensibilização e a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Pela educação ambiental, o Consórcio PCJ vem propagando a importância de se estimular o uso racional da água, de se arrecadar recursos financeiros para a recuperação dos rios e de aplicá-los onde forem arrecadados. As ações de sensibilização e conscientização envolvem estudantes de todas as faixas etárias, além de educadores, empresários, autoridades municipais, grupos da terceira idade e organizações da sociedade civil.
04-11-2014