A exposição fotográfica ‘Olhares sobre Viver Valinhos’ encerra a segunda edição do bem-sucedido ‘Viver Valinhos’. A mostra que reúne 12 fotógrafos que se predispuseram a dedicar parte de seu tempo livre para lançar seus olhares sobre as instalações artísticas do projeto surgido a partir da sua idealizadora. A abertura será no dia 3 de novembro, às 19h30 e os flagrantes captados pelas lentes podem ser vistos até o dia 14, no Saguão do Paço Municipal.
Por iniciativa da servidora da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Elisabeth Bauerle, parte dos materiais recicláveis descartados como lixo nas Operações ‘Cidade Limpa’, o projeto se tornou expressivo, ganhando novo conceito com o processo criativo de artistas talentosos e transformados em instalações artísticas lúdicas, despertando olhares e interesses do público.
Independente de críticas e elogios, o projeto é um movimento amplo e positivo na cidade, ao unir idéias, artistas, parcerias, colaboradores, poder público e expectadores. Quanto mais se levar arte e cultura a uma sociedade, mais saudável e plena ela se tornará. Gostar está associado ao vivenciar, ao experimentar, ao frequentar, ao conhecer.
Uma das funções da arte é trabalhar para que muitos participem dessa experiência, desde o processo da criação artística até o olhar do expectador como apreciação ou questionamento. É o poder transformador da arte.
“A fotografia contribui positivamente em vários aspectos para esta arte. Profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e nesta exposição tratamos do projeto ‘Viver Valinhos’, que tem como tema principal a arte de pensar, criar e reaproveitar sempre, em um mundo onde nada se perde e tudo se transforma”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura.
30-10-2014