A Secretaria Municipal da Saúde de Valinhos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciará na próxima terça-feira (28), a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. O objetivo é vacinar cerca de 20 mil animais em toda área rural e urbana até o fim do mês de novembro.
De acordo com a secretária da Saúde, Rita Longo, a dose é gratuita e deve ser aplicada em animais maiores de três meses de idade para proteção dos mesmos e da população em geral. “Por esse motivo é importante que a população se prepare para o desenvolvimento desta ação e não deixem de vacinar seus cães e gatos”, enfatiza a especialista.
O local da vacinação de rotina para a campanha contra a Raiva é o Centro de Controle em Zoonoses, que atende das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e em breve será divulgado outros postos de vacinação de apoio à campanha, para melhor atender os munícipes.
A especialista destaca que a Raiva é uma doença viral grave que pode levar à morte de animais e, também, de seres humanos. A transmissão ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões.
“Nosso trabalho é investir em ações preventivas, como é o caso da vacinação. Os animais precisam ser imunizados. A vacina precisa ser aplicada uma vez por ano e é muito importante que os proprietários tenham essa responsabilidade de estarem em dia com a vacinação”, afirma a secretária de saúde.
O Centro de Controle em Zoonoses está localizado na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos. Informações pelo telefone 3829-5675.
Cuidados com a saúde - Os animais de estimação podem também ser os portadores de cerca de 30 inimigos quase imperceptíveis. “São as doenças conhecidas como zoonoses, transmitidas pelos animais domésticos. Eles podem ser portadores de microorganismos que atingem o homem por várias vias. As mais comuns são as mordidas e lambidas”, destaca Rita Longo.
Para evitar tais incômodos o princípio básico é uma boa higiene do animal. A maioria das zoonoses tem caráter benigno, é autolimitada e evolui para cura espontânea. “Apenas em alguns casos o médico se faz necessário. Outros cuidados gerais são: levar os animais regularmente ao veterinário, lavar as mãos após lidar com os animais, evitar que as crianças brinquem em áreas frequentadas por gatos e cães e usar luvas ao mexer no solo - tratamento de plantas e jardins”, alerta.
Índices - A Raiva ocasiona uma inflamação aguda do Sistema Nervoso Central (cérebro) e uma vez iniciado os sintomas não há mais cura. Há apenas descrições de recuperação de três pessoas no mundo (uma no Brasil, em 2009) após severo e complexo tratamento. Entretanto os pacientes permaneceram com graves sequelas, sendo que um deles veio posteriormente a óbito.
Nos anos de 2004 a 2012 o município de Valinhos registrou casos positivos de raiva em morcegos, o que indica que há circulação do vírus na cidade. Por isso, é de extrema importância que os proprietários de cães e gatos levem os animais para vacinar contra a raiva, uma vez que esta é a maneira mais eficaz de se prevenir esta grave enfermidade.
24-10-2014