O 1º Festival Estudantil de Música da Rede Municipal de Valinhos realizado no último sábado (11) superou todas as expectativas, segundo o coordenador do projeto ‘Música nas Escolas’, o professor e músico, Fábio Bergamini.
“Ficamos surpreendidos com o nível das apresentações, a criatividade e a superação de todas as dificuldades encontradas”, complementou o coordenador sobre a apresentação das 13 bandas, formadas por 101 alunos do 6º ao 9º ano.
Na abertura, houve a apresentação do show ‘100 anos de MPB’ feita por professoras do infantil e fundamental 1, que arrancou muitos aplausos do público. Cerca de 350 pessoas, entre alunos, professores e familiares, assistiram ao Festival, realizado no Auditório Municipal.
O prefeito Clayton Machado esteve presente e salientou que era um momento histórico para Valinhos. “O ensino da música com qualidade enriquece o currículo das nossas escolas”, disse.
O secretário da Educação, Danilo Sorroce, acrescentou que “a música complementa a formação do cidadão”. Toda a apresentação foi gravada e está sendo transformada num CD que será distribuído para todos os alunos e escolas participantes do Festival.
Segundo Fábio Bergamini, entre os destaques nas apresentações musicais está a interprete Tainá Lélis da EMEB ‘Cecília Meirelles’, com a música ‘If I were a boy’ de Beyonce. O arranjo vocal da música ‘O velho e a flor’ de Vinícius de Moraes pelo quarteto ‘Doce Melodia’ da EMEB ‘Jorge Bierrenbach de Castro’ também surpreendeu.
O prêmio de melhor projeto interdisciplinar foi para a EMEB ‘Luiz Antoniazzi’, representada pelo professor André Betti, que usou a música em suas aulas de História e conseguiu envolver outros professores, como o de Inglês e Português.
Já a premiação de originalidade foi para a EMEB Edina Bampa da Fonseca com a música ‘Dedicação’ pelo grupo ‘O vento levou’, que além de compor a música, criou seus próprios instrumentos. A melhor letra ficou com a EMEB Marli Borelli Bazetto com a música ‘Livre sou’ pelo coral ‘Harmonia’. O prêmio de melhor instrumentista foi para Lucas Mafra.
“Todos saíram vencedores”, destacou Fábio Bergamini. Mesmo não premiada, a EMEB ‘Governador Orestes Quércia’ apresentou um belíssimo arranjo da música ‘Asa branca’ com o grupo ‘Cantar e Cantar’, ressaltou o músico.
Outras performances de tirar o chapéu, segundo Bergamini, foram da música ‘O sol’ pelos grupo ‘Paluvios’ da EMEB ‘Governador André Franco Montoro’ e o coral ‘Jorge Bierrenbach’.
“O Festival foi um grande sucesso, e representa só o início de um movimento nessa cidade tão musical que é Valinhos”, destacou Fábio Bergamini.
O corpo de jurados abrilhantou a festa com um desempenho maravilhoso no final, com a participação dos músicos: Rinaldo de Paula, professor de violão; Janaina Soares, cantora; Paulo Bergamini, professor de violão; e Sapo, músico da Banda do Brejo. O secretário da Educação, Danilo Sorroce, também integrou a equipe de jurados.
Os vencedores do Festival ganharam como prêmios instrumentos musicais, troféus e brindes como fones de ouvido e aparelhos mp4.
“O maior ganho do Festival foi o envolvimento dos alunos, professores, coordenadores e diretores com a música. Ouvimos muitas histórias emocionantes de superação, força de vontade e até melhoras significativas de alguns alunos em relação ao desempenho na escola. A música por si traz incontáveis benefícios para quem a pratica, dentre eles, os benefícios cognitivos, emocionais, sociais e culturais. O festival foi uma vitória!”, ressaltou Bergamini.
Mostra Musical – Antes do início do Festival, houve a apresentação da 1ª Mostra Musical do projeto ‘Música nas Escolas’. Foram apresentados pelos professores 40 projetos musicais desenvolvidos nas escolas municipais na educação infantil e ensino fundamental I.
Os projetos destacaram temas variados, como: Dorival Caymmi, Os compositores da música erudita, A Água e o premiado projeto sobre transito da professora Juliana Polidoro que também envolveu música.
Premiação:
Prêmio Melhor composição e/ou arranjo: Música ‘Dedicação’, grupo ‘O vento levou’, da EMEB ‘Edina Aparecida Bampa da Fonseca’
Prêmio melhor performance musical: Música ‘O velho e a flor’, quarteto ‘Doce Melodia’, da EMEB Jorge Bierrenbach de Castro
Prêmio melhor letra original: Música ‘Livre sou’, coral ‘Harmonia’, da EMEB Marli Borelli Bazetto
Prêmio melhor interprete: Tainá Lelis com a música ‘If I were a boy”, da EMEB ‘Cecília Meirelles’
Prêmio melhor instrumentista: Lucas de Freitas Mafra