A Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, tem a finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Em Valinhos, a abertura terá a diplomação dos 75 agentes Mirins de Trânsito da EMEB Governador André Franco Montoro, que passaram por três meses de treinamento.
Durante a semana, os alunos participarão de blitze educativas com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, nas avenidas dos Esportes e Paulista. A expectativa é incentivar o comprometimento dos motoristas para ajudar gerações futuras.
Da EMEB São Bento do Recreio, 18 estudantes também participarão da Semana Nacional do Trânsito. Eles vão receber orientações na minicidade montada no Parque de Exposição Monsenhor Bruno Nardini.
Em uma parceria com o Colégio Maggie, a Secretaria de Transportes e Trânsito vai reunir mais 120 crianças em um circuito de trânsito. O evento será na Rua Doutor Antonio Bento Ferraz, na Chácara São Bento.
Alunos do Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera também participarão das atividades, em uma blitz com apoio da Polícia Militar na Avenida Invernada, 595, em frente à FAV.
Caminhada – No dia 22, a partir das 8 horas, com saída no CACC Adoniran Barbosa, será realizada a 3ª Caminhada do Bem, como parte das celebrações da Semana Nacional do Trânsito, incentivando a iniciativa de um dia sem carro, em parceria com o Grupo de teatro Vem Ser e Grupo Pernas de Aluguel.
Tema – O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’. Este tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran e as ações da ‘Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.
Principais Causas de Acidentes
Entre as principais causas de acidentes no trânsito, destacam-se abuso do álcool, imprudência, desconhecimento das leis e regras do trânsito, veículos velhos ou sem revisão, condições ruins de estradas, baixa sinalização, entre outros. No entanto, é possível evitar acidentes observando as leis de trânsito, evitando abusos e com maior atenção ao dirigir.