O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) começou nesta quinta-feira (21), Dia da Árvore, o projeto DAEV Árvores. A Autarquia plantará 10 mil mudas de espécies nativas que mudarão a cara de áreas degradadas na cidade. O projeto também prevê a melhora na capacidade hídrica dos rios e nascentes, já que as futuras árvores ajudarão a controlar a erosão do solo e a contribuir também para reduzir o assoreamento dos rios. As mudas foram doadas pelo Consórcio PCJ.
“Plantar árvores é sinônimo de qualidade da água, e água é vida. Vamos mapear os locais que têm necessidade do plantio e, com o apoio técnico da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, será desenvolvido este trabalho para deixar a cidade um pouco mais verde”, afirmou o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.
Segundo Medeiros, a participação das crianças neste projeto fortalece a relação da comunidade com a natureza. “É com educação que vamos conseguir plantar em cada criança a semente da importância da preservação ambiental”, disse.
No lançamento foram plantadas cinco mudas de Ipê branco e duas mudas de Pau-brasil. O restauro florestal foi projetado respeitando as características do ecossistema local. Será plantado um mix de diferentes espécies nativas, seguindo as condições específicas do local escolhido. A manutenção será regular até o seu pleno desenvolvimento.
“O DAEV a partir deste ano assumiu uma nova missão. Deixou de ser uma autarquia que se preocupava apenas com água e esgoto e passou a ser a Autarquia que se preocupa com água, esgoto, preservação e meio ambiente. O desafio é muito maior.”, disse o prefeito Orestes Previtale.
Evento – O primeiro plantio aconteceu na manhã de hoje (21), na Avenida Joaquim Alves Corrêa, próximo ao Campo do Jupa. Participaram do lançamento do projeto além de Medeiros, o prefeito Orestes Previtale, a vice-prefeita Laís Helena, o presidente da Câmara Municipal, Israel Scupenaro, o chefe de Gabinete, Carlos Roberto Tosto; a secretária de Cultura e Turismo, Maria Ângela Giardelli; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Maria Silvia Previtale; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilton Luiz Borges; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gerson Luis Segato; o secretário de Transportes e Trânsito, Mauro Haddad Andrino; os representantes da vereadora Dalva Berto e do vereador Alécio Cau, a escola municipal Jeronymo Alves Correa e os colaboradores do DAEV.