As crianças da EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca, na Reforma Agrária, tiveram um dia diferente de aula na quarta-feira (27). Meninas e garotos participaram do Projeto Buzum, que é um mini teatro de bonecos itinerante e leva shows gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino. O espetáculo “Que lixo é lixo?” leva arte e ensinamento aos pequenos valinhenses. O projeto acontece dentro de um ônibus. É uma parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura.
De acordo com os idealizadores, a “Que lixo é lixo” quer conscientizar a respeito da produção de lixo no planeta e suas consequências. Assim, propor mudanças de atitudes que levem à diminuição do lixo gerado. O projeto ensina a reutilizar, reciclar e reaproveitar itens que seriam descartados. Em Valinhos, 110 toneladas de lixo doméstico serão recolhidas diariamente.
As crianças são incentivadas a questionar a família sobre como é o descarte no dia a dia, observando itens como o hábito de usar as sacolinhas plásticas do mercado, se as sacolas reutilizáveis são utilizadas e se a separação do lixo reciclável é feita na residência.
Claúdia da Silva Santana Amaral, diretora da escola, ressaltou a importância do projeto. “Acho importantíssima a iniciativa, principalmente porque leva o teatro para a escola. E a nossa escola sempre estará aberta para projetos desse nível.”