A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ampliará o Serviço Especializado em Abordagem Social para a população em situação de rua. O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, assinou parceria entre a Prefeitura e o Instituto ‘Vida Renovada’, entidade que tem o objetivo de promover a ressocialização do indivíduo em situação de rua, restabelecendo-o ao convívio familiar.
“A abordagem social de pessoas em situação de rua já era realizada de maneira incipiente, já que havia limitação de recursos humanos por parte do Poder Público. Ao estabelecer a parceria com o Instituto Vida Renovada, a abordagem será feita por equipe especializada, das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, ampliando a possibilidade de acolher, escutar e atender todos os casos”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Silvia Elena Basetto Villas Boas.
O coordenador técnico do Instituto Vida Renovada, Lindsley Cotten, que elogia a assinatura do convênio, explica que “nossa entidade acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade no abrigo também subvencionado pela Prefeitura de Valinhos. Desde o início dessa parceria, há um ano e oito meses, já passaram pelo local 165 pessoas. Desse total, 36 dos atendidos conseguiram, após um período no abrigo, o restabelecimento familiar ou social”.
Na maioria das vezes, muitas pessoas atendidas fazem uso do álcool e drogas. Para os dependentes químicos, a internação só é feita se for desejo do usuário. Já a internação compulsória somente ocorre nos casos em que a vida do morador de rua está em risco. O Instituto existe há dois anos e acolhe no abrigo pessoas de 18 a 59 anos.
“As pessoas que estão em situação de rua perderam a noção de higiene e responsabilidade. No nosso instituto elas são acolhidas, dormem e se alimentam, além de serem orientadas a voltar ao trabalho, a criar novamente o laço com a família que está fragilizada, ou até mesmo já foi rompido”, explica Lindsley.
“Não podemos ficar só trabalhando o desfecho dessa questão social, temos que abordar de perto. A tendência é que essas pessoas venham de grandes centros, como Campinas e São Paulo, mas o atual governo de Valinhos, de forma responsável, adota medidas para não deixar crescer o número de pessoas em situação de rua”, finaliza ele.
Ação social - “Ressocializar é transformar pessoas”. Com essa visão, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, incentiva desde o primeiro ano de seu governo com o projeto de ressocialização de pessoas em situação de rua. No total, 36 pessoas já deixaram as ruas da cidade e retornaram ao convívio familiar. Muitas dessas pessoas, inclusive, já estão no mercado de trabalho.
02-10-2014