A unidade 3 do Instituto Esperança passou por reforma e revitalização com ajuda da multinacional Eaton, que tem unidade na cidade. Sem revelar o montante investido, a ação foi realizada por 40 executivos de unidades da Eaton, espalhadas pelo mundo, durante esta segunda-feira (9). Numa pequena cerimônia de encerramento das atividades, também foram entregues alguns cheques para colaborar com a manutenção do espaço, que recebe subvenção da Prefeitura.
Ao longo desta segunda-feira, integrantes da alta Diretoria da Eaton no Brasil e Eaton Mundial doaram seu dia para pintar desenhos nas paredes, plantar mudas, colocar a grama artificial, pintar postes e outros. A reforma mais robusta ocorreu há uma semana, abrangendo a pintura externa, a implantação e modernização dos brinquedos externos e a construção da nova entrada pela lateral, evitando expor as crianças da creche aos perigos da rua.
“Ficamos felizes com a contribuição da Eaton dentro da comunidade valinhense”, diz a vice-prefeita, Laís Helena, que esteve presente na cerimônia. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilton Borges, frisou os resultados positivos da interação entre os segmentos. “A Eaton dá um exemplo de cidadania com programas como esse e outros que desenvolve na cidade. Nessa oportunidade, recebendo benefícios de um programa que acontece pela primeira vez no Brasil, o que reflete a importância do País para a companhia”, acrescentou o secretário.
A pequena cerimônia foi conduzida pelo presidente da Eaton da América do Sul, Antônio Galvão, que mora na cidade. “São presidentes da empresa de outras regiões, como EUA. Globalmente, trabalhamos para ajudar de alguma forma alguma comunidade escolhida”, explicou. Segundo ele, Valinhos recepcionou a empresa americana, que completa 60 anos, muito bem.
Galvão lembrou ainda que a instituição é referência na cidade no atendimento de 309 crianças entre zero e três anos e 11 meses. O Instituto Esperança conta com três unidades, localizadas nos bairros Ponte Alta, Vera Cruz e Vila Santana. “Contamos com o apoio da Prefeitura, que chega a 60%. O restante é por nossa conta”, iniciou o presidente da instituição, Marcos José Vedovato, entre festa junina, almoço e outros eventos beneficentes.
A contribuição da Eaton foi solicitada por projeto há um ano. “Sem a empresa não conseguiríamos realizar esta reforma. Quem lucra são as crianças”, acrescentou. A ajuda para instituições já é comum em outros países, onde a multinacional tem unidades fabris, mas no Brasil o Instituto Esperança é o primeiro a ser agraciado.
Estiveram presentes ainda no evento, o secretário de Educação, Zeno Ruedell, e alguns vereadores.