Grandes disputas, atletas de destaque, bom público e boa organização marcaram os dois maiores eventos de taekwondo do Estado de São Paulo: a seletiva paulista para a Copa do Brasil e a segunda etapa do Circuito Bad Boy Open, que foram realizados em Valinhos no último final.
Com apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, a Copa do Brasil foi realizada pela Federação Paulista de Taekwondo, a maior entidade estadual do Brasil nesta modalidade. Já o Circuito Bad Boy Open teve a organização da academia de Campinas OTC.
Este foi o segundo ano consecutivo que o município sediou essas competições no Ginásio Municipal ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’, que contou com a presença de um bom público nos dois dias.
"Mais uma vez, tivemos grande sucesso na realização desses dois grandes eventos de taekwondo. Nossa proposta é divulgarmos essa modalidade esportiva e, assim, atrairmos novos alunos para as nossas Escolas de Iniciação Esportiva, como parte da proposta do Governo Clayton Machado de ampliar as práticas esportivas no município", destacou o secretário de Esportes e Lazer de Valinhos, Paulo Sabioni, o Periquito.
No sábado (27) foi realizada a seletiva paulista para a Copa do Brasil, evento que vale pontos no ranking nacional para a formação da Seleção Brasileira que se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O evento contou com a participação de 180 atletas de todas as cidade do Estado, que fizeram grandes lutas para se classificar para a Copa do Brasil que será realizada em Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 7 e 8 de novembro. As disputas foram nas categorias infantil, cadete, sub-21, adulto e máster.
Entre os atletas de destaque que prestigiaram o evento estiveram: Guilherme Dias, bronze no mundial e prata no gran prix 2013; Edival Marques, campeão mundial júnior e campeão olímpico da juventude; Henrique Precisoso, campeão mundial militar e melhor atleta de 2014; André Bilia, vice-campeão mundial universitário e vice-campeão pan-americano; Lucas Ferreira, vice-campeão pan-americano 2014.
Todos esses atletas buscam se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e foram homenageados pela organização das competições, que teve à frente o esportista Carlos Costa.
Grandes competições - No domingo (28) foi promovida a segunda etapa do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo, que é dividida em três etapas. A competição envolveu a participação de 450 atletas, representando 42 academias de várias cidades de São Paulo.
Nessa etapa foram selecionados os campeões faixas pretas para disputar o desafio Bad Boy Open de Taekwondo, que vale o prêmio de R$ 1.000,00. As lutas foram disputadas nas categorias mirim, infantil, junior, adulto e máster no masculino e no feminino.
A equipe campeã foi a academia de Campinas OTC que teve a somatória de 104 pontos, seguido pelo Projeto Raça de Hortolândia com 96 pontos. Em terceiro lugar ficou a academia Belmiro Giordane de Santos com 83 pontos dos 908 pontos disputados.
Segundo Carlos Costa, a partir de agora começam os preparativos para a terceira etapa do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo que será realizado em Vinhedo no dia 16 de novembro.