A saúde bucal dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos recebe atenção especial. Dentistas da Secretaria da Saúde estão fazendo este ano a avaliação de risco de cáries entre os mais de 11 mil estudantes, desde as creches até o 9º ano do Ensino Fundamental, para encaminhamento a tratamento e ações de prevenção nas escolas e até nas casas das crianças.
O tratamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde, com prioridade no atendimento, juntamente com gestantes e idosos. Casos mais graves, como de tratamento de canal, periodontia, lesão de boca e cirurgia para extração do siso, são encaminhados para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O agendamento é feito de forma on-line pela própria UBS.
A avaliação de risco feita pelos dentistas também dá suporte à equipe de prevenção de saúde bucal nas ações nas escolas. Técnicas de saúde bucal dão palestra sobre a importância da escovação e alimentação saudável, fazem o ensino de escovação e também a aplicação de flúor em crianças com maior propensão à cárie. O trabalho tem a supervisão de dentistas e a participação de estudantes de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Todos os alunos recebem uma escova de dente, como incentivo à higiene bucal.
“Prevenção é o fator mais importante para a saúde bucal e, quanto mais cedo for iniciada, melhores são os resultados”, disse a dentista do Departamento de Odontologia, Gisela Oliveira Branco Martins.
De acordo com levantamento feito, em 2013, pelo Departamento de Odontologia entre alunos aos cinco e 12 anos, Valinhos apresenta índices que medem a qualidade da saúde bucal inferiores aos registrados no país.
Nas crianças de cinco anos, o índice de ceo (cariados, extraídos e obturados) foi de 1,40 dentes atingidos por uma dessas situações, enquanto que no Brasil o percentual ficou na época em de 2,43, com base em Pesquisa Nacional de Saúde Bucal “SB Brasil 2010”.
Já em crianças aos 12 anos, no início da dentição permanente, o índice de CPO-D (Cariados, perdidos e obturados - dentes) foi de 1,52, contra 2,07 no país.
Saúde bucal - Como parte da Semana de Saúde Bucal no município, a equipe de prevenção esteve nesta segunda e terça-feira (23 e 24) nas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Vereador Eber Carlos Severino Foratto, no Jardim América II, e Professora Lélia Franco Bueno Leme, no Jardim Imperial.
A programação da Semana de Saúde Bucal terá ainda uma capacitação aos 38 dentistas da Rede Municipal de Saúde nos próximos dias 30 e 1º, no Centro de Treinamento em Saúde (CETS).
A palestra sobre Infecções Odontogênicas será proferida pelo especialista Eder Magno, responsável bucomaxiliar do Hospital Mário Gatti de Campinas.
Vídeo – Confira vídeo sobre o projeto de saúde bucal na Rede Municipal de Ensino no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br).