Estão abertas até esta sexta-feira (3) as inscrições de interessados em integrar a programação da 3ª Virada Sustentável do Interior, que será realizada em Valinhos entre os dias 18 e 19 de novembro. Trata-se de um evento de mobilização e educação para a sustentabilidade, com programações gratuitas em vários espaços da cidade nas áreas culturais, esportivas, ambientais, educativas e outras.
Artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais interessados em inscrever seus projetos para integrar a programação devem fazer a inscrição pelo site www.viradasustentavel.org.br/valinhos.
Segundo a organização, os projetos devem apresentar conteúdos ligados aos 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (confira abaixo). O movimento Virada Sustentável nasceu em São Paulo, por meio da articulação de pessoas, grupos e instituições públicas e privadas preocupadas em melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora de sustentabilidade.
Valinhos foi pioneira no interior a sediar o evento em 2015, continuou em 2016 com outras cidades e prossegue agora em 2017. “O tema sustentabilidade é um assunto muito atual e que preocupa o mundo todo. Portanto, trazer novamente este evento para Valinhos é algo que nos deixa muito felizes. É de extrema importância que tenhamos parâmetros de como essa questão ambiental afeta todos os setores da sociedade”, disse a secretária da Cultura, Ângela Giardelli.
Nessa segunda-feira (30), ela reuniu-se com o produtor da Virada Sustentável de Valinhos, Paulo Pontes, para acertar detalhes do evento que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. A realização é da 3 Apitos Cultura e Instituição Virada Sustentável, viabilizada pela ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da West Rock, MARS e Leo Madeiras.
“A proposta é mobilizar o debate em torno da temática, com a participação dos movimentos da cidade que já trabalham por uma sociedade mais justa, acessível e equilibrada”, concluiu Paulo Pontes.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.