A Prefeitura de Valinhos dará continuidade no próximo dia 11 à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” na região do Parque Portugal. Agentes sanitários vão percorrer as casas para orientar os moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito, que é transmissor da dengue, chikungunya, zika e até febre amarela.
Segundo a secretária da Saúde, o trabalho será realizado das 8h às 12h por 25 agentes sanitários, devidamente identificados com uniforme e crachá. A ação teve início no município no último dia 21, pelos bairros Santo Antônio e São Cristóvão, e está programada para ser realizada ainda nos próximos sábados dos dias 18, no São Bento do Recreio, e 25, no Parque das Colinas. Em caso de chuva, o trabalho será transferido para os sábados seguintes.
Segundo a Secretaria da Saúde, esses bairros foram escolhidos por apresentar um maior número de casas fechadas na ação de rotina dos agentes sanitários durante a semana.
“Notamos que os trabalhos aos sábados são muito positivos, pois os agentes encontram mais moradores em suas casas do que no meio da semana. A pendência de vistoria gira em torno de 20% aos sábados, bem diferente dos 50% no meio da semana”, explicou a diretora de Divisão de Vigilância em Zoonoses, Marli Aparecida da Silva.
A campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” é um projeto do Governo do Estado de São Paulo que está sendo retomado com o objetivo de reduzir os criadouros por meio de realização de vistorias de modo a diminuir a infestação pelo mosquito.