Cerca de 2 mil alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Valinhos participam do II Concurso Cultural de Educação e Segurança no Trânsito com o tema ‘Ações para um trânsito mais seguro’, promovido pela concessionária Rota das Bandeiras, nas 17 cidades que compõem o Corredor Dom Pedro.
São desenhos, cartazes e histórias em quadrinhos que revelam todo o conhecimento sobre trânsito adquiridos no Programa Rota da Educação, promovido nas 27 Escolas Municipais de Educação Básica do município, numa parceria entre a Prefeitura de Valinhos e a Rota das Bandeiras.
Segundo o secretário da Educação de Valinhos, Danilo Sorroce, Valinhos é a única cidade do Corredor Dom Pedro que desenvolve o programa Rota da Educação em todas as escolas municipais. “Com esses programas de educação de nossas crianças para o trânsito, terremos num futuro não muito distante um trânsito melhor e mais seguro”, destacou o secretário.
Segundo a Rota das Bandeiras, o Concurso Cultural tem por objetivo incentivar, divulgar e premiar a produção de material educativo e artístico produzidos pelos alunos participantes do Programa Rota da Educação, reconhecendo os projetos e ações que estimulem a adoção de comportamentos e hábitos para um trânsito mais seguro e humano, os cuidados com o meio ambiente, a adoção de conceitos de mobilidade urbana sustentável e ações de cidadania.
Dividido em subcategorias, as temáticas variam de acordo com o ano cursado pelos alunos: 1º ano: Desenho sobre Passageiros – andando com segurança; 2º ano: Desenho sobre Transporte Escolar – como ser transportado com segurança; 3º ano: Cartaz sobre Bicicleta - Ciclista consciente; 4º ano: Redação: O pedestre e as escolhas no espaço de circulação e 5º ano: Histórias em quadrinhos sobre Consequências dos animais na pista.
Segundo a coordenador do programa pela Prefeitura de Valinhos, Rosemery Eloy, todos os temas propostos no concurso são trabalhados em sala de aula, com os recursos pedagógicos oferecidos pelo Rota da Educação. “Os trabalhos estão belíssimos e demostram o empenho de professores e alunos nesse projeto”, ressaltou a coordenadora.
A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão julgadora, formada por profissionais com comprovado conhecimento técnico sobre o tema, que pontuará de acordo com os quesitos: adequação ao tema, criatividade, originalidade e composição. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria e subcategoria são premiados.
A divulgação dos resultados acontecerá no dia 30 de setembro e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 13 de outubro, às 14h30, no Teatro Municipal de Itatiba.
Os alunos vencedores ganharão: Patins (3º lugar), Bicicleta (2º lugar) e Celular (1º lugar) e os professores classificados, receberão: Máquina Fotográfica (3º ligar), TV Led 32 (2º lugar) e Tablet 10 3G (1º lugar).
Rota da Educação - Lançado no segundo semestre de 2012, o Rota da Educação é o principal instrumento da concessionária Rota das Bandeiras para fomentar a discussão e aprendizado específicos sobre educação no trânsito nas escolas municipais das 17 cidades que compõem o Corredor Dom Pedro, especialmente aquelas próximas às rodovias ou que estejam inseridas em áreas urbanas mais movimentadas. O trabalho é realizado com crianças de 1º a 5º ano, com idades entre 6 e 11 anos.
O programa consiste em avaliar por meio de questionário respondido pelos alunos, com ajuda dos professores, quais as principais deficiências de conhecimento sobre o assunto das crianças dentro da realidade de seus municípios. Identificados os temas a serem priorizados, os professores são capacitados para abordá-los dentro das diversas disciplinas de sua grade curricular.
As avaliações são repetidas a cada ano letivo, até o 5º ano, para um acompanhamento da evolução de toda a turma. Todos os alunos e professores que integram os quadros do Rota da Educação recebem material didático próprio de forma gratuita. O objetivo é preparar desde as crianças para a realidade das ruas e rodovias de nossas cidades.