Na abertura do evento 16 Dias de Ativismo, ocorrido nesta quarta-feira (22), foi enfatizada a luta pelo fim da violência contra a mulher. O encontro serviu ainda para a retomada da presença na cidade do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDC), idealizador do evento, realizado com apoio da Prefeitura.
A abertura, feita na Câmara, ficou a cargo da presidente do CMDC, Ludmila Corrêa Garcia, e da vice-prefeita, Laís Helena. A presidente lembrou a importância da data e seu surgimento para os mais de 50 participantes. “Retomamos também as atividades do conselho municipal que esteve paralisada por cinco meses para sua recomposição”, explicou Ludmila.
Já a vice-prefeita ressaltou a responsabilidade da sociedade na luta pelo fim da violência feminina. “Mundialmente, é comemorado por diversas atores da sociedade civil e do Poder Público. Importante que homens e mulheres envolvam-se nessa luta pelo fim da violência de gênero, que vem crescendo assustadoramente. Essa responsabilidade é nossa e de toda sociedade”, disse.
Para ela, é de grande importância às adesões institucionais nos mais diferentes aspectos, seja saúde, educação, políticas públicas, Ministério Público, Câmaras, Defensoria Pública, Procuradoria, entre outros. Teve ainda palestra Causas e Efeitos da Violência contra a Mulher, com a advogada Maria Aparecida Palotta.
As atividades dos 16 Dias de Ativismo se estende até dia 12 de dezembro, com palestras, orientação jurídica e psicológica, atividades físicas e distribuição de material. A ação é aberta à população.
História - Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women`s Global Leadership – CWGL), lançaram a campanha dos ‘16 Dias de Ativismo’. Desse modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta campanha.
Programação:
- 27/11
19 horas – Palestra sobre violência obstétrica com a advogada Raquel Pavão Koberle
Local: Sala Ivan Fleury (Paço Municipal)
- 30/11
19 horas – Aula de alongamento com a professora de Educação Física Andressa Simionato
Local – CLT (Centro de Lazer do Trabalhador)
- 1/12
14 horas – Palestra com a psicóloga Marta Bartira Meireles
Local – Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio
- 2/12
9 horas às 12 horas – Plantão no Largo São Sebastião – orientação jurídica e psicológica para mulheres
9horas às 12 horas – Encerramento – distribuição de material com orientações sobre violência doméstica
Local – Largo São Sebastião
- 6/12
13 horas às 16h30 – Reunião com Valdyrene Mira – presidente da ONG Essas Mulheres (Paulínia)
Local – Câmara
- 12/12
19 horas – Palestra com Maria Terezita Amaral, a dona Terezita – Mulheres em Situação de Rua
Local – Câmara