Órgão saiu às ruas orientando comerciantes
Pesquisa do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Valinhos constatou que o comércio local tem grande variedade de produtos para o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. Além da variedade, há presentes para todos os bolsos. O órgão identificou vários produtos ofertados, analisou as condições de pagamento e deu orientações aos comerciantes sobre os deveres dos estabelecimentos.
“Constatamos a grande variedade de opções de presentes e mimos. Os filhos certamente irão presentear suas mães, pois o comércio oferece preços a partir de R$ 4,00”, afirmou a diretora do Procon, Vilma Albuquerque. As sugestões vão de bombons a calçados, vestuários, eletroeletrônicos, perfumes e outros. Segundo ela, o comércio valinhense está pronto e preparado para receber a população nesta data tão especial.
O órgão fiscalizou cerca de 15 estabelecimentos comerciais, visando à data, entre os dias 4 e 5 deste mês. “Orientamos os comerciantes sobre seus principais deveres”, resumiu. Entre eles manter a disposição e em local visível o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e deixar afixada a placa em local visível com o número do telefone do Procon Valinhos.
Segundo a diretora, o Procon deu orientações também sobre a obrigação do cumprimento da oferta; a proibição de ‘venda casada’; a manutenção de etiquetas com preço em destaque e, em compra parcelada, informar claramente ao consumidor sobre as condições de pagamento e preço final.
Divulgação – Nesta semana comemorativa do Dia das Mães, a diretora do Procon esteve na Rádio Comunitária FM 105,9, explanando entre outros assuntos sobre direitos e obrigações frente ao CDC.
“Demos algumas dicas aos consumidores, lembrando inclusive a todos sobre as responsabilidades ao fazerem suas compras, ressaltando ainda a forma mais segura quando são feitas pela internet” salientou. Lembrou que antes de dar o “enter/ok” na compra, é necessário pesquisar primeiramente o site oficial da empresa e se há reclamações.
“Agindo assim, certamente não terão problemas futuros”, garantiu. Ainda foram orientados a fazer várias pesquisas no comércio antes de efetuar a compra, além de guardar a Nota Fiscal da compra realizada.
Mais informações no Procon, na Avenida dos Esportes, 303, telefone (19) 3871-12 23.