Dentro da proposta de investimentos na área de tecnologia nas escolas municipais de Valinhos, o governo Clayton Machado instituiu um grupo de apoio de Tecnologia de Informação, que, além de dar o suporte para professores e alunos, auxilia na manutenção dos equipamentos. A equipe é composta por seis estagiários de Ciência da Computação e Engenharia de Mecatrônica das Faculdades Anhanguera de Valinhos (FAV) e Universidade Paulista (UNIP) do 3ª e 4ª anos.
"Até a criação desse grupo no final do ano passado, as 40 escolas municipais contavam apenas com um profissional para fazer esse trabalho. Devido à demora no atendimento, muitas escolas preferiam até mandar o computador para uma assistência técnica a ficar aguardando o técnico da Educação", destacou o coordenador de projeto de informática na rede municipal, César Gomes, ressaltando que atualmente o atendimento praticamente é instantâneo. Os estagiários trabalham seis horas por dia e se revezam entre as escolas.
A implantação da equipe de apoio também se tornou fundamental, segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, com a maior informatização das escolas, desde as secretarias, sala dos professores até os laboratórios. "Por falta de manutenção, as salas de informática p raticamente não eram usadas, pois a maioria dos computadores estavam obsoletos e quebrados", explicou.
Só para exemplificar, o coordenador César Gomes contou que até o ano passado a sala de informática da EMEB Jerônymo Alves Correa, no Jardim do Lago, contava com apenas quatro computadores funcionando e, atualmente, são 17 e com internet banda larga.
A integração dos estagiários com as escolas tem sido intensa, segundo o coordenador César Gomes. Na EMEB 'Padre Leopoldo van Liempt', os estagiários estão auxiliando a escola na confecção de um site e um blog, para servirem de fonte de comunicação com a comunidade.
"A proposta é que os estagiários auxiliem na boa utilização da tecnologia", destacou o coordenador, exemplificando que eles apoiam a preparação de aulas em slides (Power Point), apostilas, criação de vídeos educativos, além de padronizar a instalação de programas (softwares) nos computadores das escolas.
Para o estagiário Julierme Aparecido Alves, o trabalho nas escolas é interessante, pois engloba tanto a parte pedagógica, de orientação aos professores e alunos, como a de assistência técnica.
"É uma oportunidade de colocarmos na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade", destacou o estagiário Felipe de Paiva Oliveira.
Já Elton Souza de Andrade disse que o trabalho é "prazeroso". "A gente interage com alunos e professoras e acaba fazendo parte da escola", contou.
Equipando as escolas - Desde o ano passado, o atual Governo já equipou as escolas municipais com 256 novos computadores, que foram distribuídos entre sala de informática (116), parte administrativa (92), sala de professores (34) e Polo UFSCar (14).
"Trabalhamos para inserir nossos alunos da rede municipal dentro de um contexto atualizado. Grande parte deles já conta com essas te cnologias em casa, por isso a escola precisa se atualizar, para não desestimular a aprendizagem. E tem também a questão da inclusão digital para os alunos que não têm acesso a essas tecnologias", avalia o prefeito Clayton Machado.
Capacitação – Além da aquisição de computadores, melhoria na parte de manutenção e assistência, a Secretaria da Educação promoveu em junho a capacitação Letramento Digital para os 28 especialistas da rede municipal, entre Diretores, Vice-diretores e Coordenadores Pedagógicos.
"Como a informática evoluiu com muita rapidez todos os profissionais da educação precisam estar se atualizando, principalmente os especialistas da Educação, pois o uso das novas tecnologias sempre está inserido no ambiente escolar", destacou a diretora da EMEB 'Dom Martinho Roth', Silvia Bernadete da Silva.
Caia na Rede - O município também firmou no ano passado parceria com a Rota das Bandeiras, concessionária que administra as rodovias do corredor Dom Pedro, para o desenvolvimento do projeto 'Caia na Rede' que beneficia alunos no contraturno escolar e toda a comunidade com aulas gratuitas de inclusão digital.
Através do programa, a Rota das Bandeiras contemplou o município com Laboratórios de Informática nas EMEBs: 'André Franco Montoro', 'Antônio Mamoni', 'Dom Bosco', 'Horácio de Sales Cunha', 'Orestes Quércia' e 'Tomoharu Kimbara', além da Biblioteca Municipal 'Mário Corrêa Lousada'. Ao todo a concessionária dotou esses laboratórios com 71 computadores.
Outra parceria importante é com a On Telecom que forneceu gratuitamente links (modems 4G) de internet sem fio para conectar laboratórios de informática.