A Associação Agrícola de Valinhos e Região estima que durante os 12 dias da 69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba, que começou no sábado (20), serão negociadas entre 230 e 250 toneladas de frutas (no ano passado foram 220 toneladas). Destes, 80% são figos e goiabas. A expectativa é que as frutas estejam doces e com ótima aparência, já que o clima colaborou com a colheita neste período. A novidade este ano é a uva Pilar Moscato, que chega pelas mãos de agricultores de Pilar do Sul (SP).
A estimativa dos organizadores é de reunir 120 mil pessoas durante a festividade, que se encerra no dia 4/2. “São 230 toneladas de frutas em geral, incluindo a uva, a pitaia e até o caju”, adianta o presidente da associação, Pedro Sidnei Pellegrini. Segundo ele, estes dados superam o do ano passado, quando foi movimentado 222 toneladas.
Neste período, a colheita foi considerada boa, já que houve chuva, mas com predominância do sol. “Para as frutas foi bom, principalmente para o figo, que é mais sensível que a goiaba”, explicou o presidente. Sem citar um preço, o presidente acredita que as frutas estarão com preço acessível, uma vez que a compra é feita diretamente com o produtor.
“Terá um preço justo e o cliente pode ter certeza que a fruta é fresquinha, colhidas no dia. Diferente do que se encontra em estabelecimentos comerciais”, reforçou o presidente.
Novidade – Este ano, o valinhense e o turista se depararão com uma novidade em exposição e venda: a uva Pilar Moscato. “É um tipo de uva fina de mesa. De excelente qualidade e diferente da que se encontra na região, a Niágara”, compara.
SERVIÇO:
69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba de Valinhos
Período: de 20 de janeiro a 4 de fevereiro
Horário: quarta a sexta-feira – 17h30 às 23h30 e sábado/domingo – 9 às 23h30 horas
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Rua Dom João VI, s/nº – Jardim Planalto
Entrada gratuita