O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí (RJ), Jaílson Barboza Coelho, esteve em Valinhos especialmente para visitar a 69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba no último final de semana. Ele chegou à cidade na sexta (26) e retornou ao Rio na segunda-feira (29).
Professor aposentado pela Universidade Federal Rural do Estado, ele se define como um apaixonado por exposições de frutas, hortaliças e animais. A dimensão da festividade, que recebeu cerca de 45 mil pessoas apenas no final de semana da visita, chamou a atenção do secretário.
Itaguaí é uma cidade litorânea e que faz parte da Costa Verde, área às margens do Oceano Atlântico dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Fica distante 70 km da Capital do Estado e tem no Porto de Sepetiba um de seus principais fatores de desenvolvimento e atração de moradores.
Acompanhado da esposa, Flávia, além de dois filhos e genro, a visita do secretário não era oficial. “Estou aqui porque amo exposições e procuro sempre visitar outros locais”, disse. Interessado nas frutas em exposição, o secretário aproveitou para conversar com vários produtores.
O passeio de Agroturismo, que visita quatro propriedades e é um sucesso entre os visitantes, estava na programação da família.
Segundo ele, em Itaguaí é realizada a ExpoItaguaí, que está na 19ª edição e acontece na primeira semana de julho, junto com o aniversário da cidade, no dia 5. Com forte presença da colônia japonesa, a cidade tem produção de coco, goiaba e banana, principalmente a prata.
Além das frutas, o local investe em pescados, principalmente o camarão, que é o carro-forte, além de robalo, linguado e corvina. A cidade tem 130 mil habitantes, com pequena concentração na área urbana. “O espaço da festa de Valinhos é muito grande e bonito. Voltaremos em outros anos”, afirmou.