A vice-prefeita de Valinhos, Laís Helena, tomou posse no Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC) na última terça-feira (12). Ligado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), o fundo é responsável pelo acompanhamento a aprovação dos recursos financeiros destinados à realização dos projetos metropolitanos em cada município.
A posse ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Foi escolhido como presidente do Fundocamp o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto. Laís Helena é a primeira mulher a ser escolhida como um dos membros do órgão. Sua composição conta ainda com a presença do prefeito Ivan Vicensotti, de Artur Nogueira, Viviane Moreira e Carmen Elias, ambas diretoras técnica e administrativa, respectivamente da Agemcamp, e Vitório Bando, gerente do escritório regional da CDHU, que representa o governo estadual.
RMC – A febre amarela foi o tema mais debatido no encontro entre os prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da RMC. “É um assunto sobre o qual a Administração municipal de Valinhos tem se debruçado para prevenir e combater a doença”, afirmou a vice-prefeita.
Entre outros temas apresentados está o projeto de mobilidade da RMC da Agemcamp, que está entrando em sua fase 2. O projeto prevê obras urbanas comprovadamente de interesse metropolitano, solicitadas via projetos. Na reunião, foram apresentados alguns resultados.
Outra apresentação foram algumas ações do Projeto Patrulha Maria da Penha, de Monte-Mor, pioneiro nesta iniciativa. As ações são desenvolvidas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) da cidade, que passam a receber treinamento específico, para o atendimento às mulheres em situação de violência. Além do Programa Mulheres de Peito, do Estado de São Paulo, que visa à conscientização sobre a importância da realização do exame de mama; e homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.