Os técnicos do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Valinhos visitaram alguns estabelecimentos comerciais da cidade esta semana. O objetivo foi orientar comerciantes e consumidores na compra de produtos relacionados com a Sexta-Feira Santa e Páscoa, comemorada neste domingo (1º de abril). As dicas vão da tradicional pesquisa até o armazenamento da mercadoria.
Para o consumidor, a principal dica ainda é fazer a pesquisa de preço e comparar os valores anunciados em panfletos publicitários, além de exigir o cumprimento das ofertas. “A compra deve ser planejada, evitando as compras impulsivas, que comprometem o orçamento”, afirma a diretora do Procon, Vilma Albuquerque.
Outra dica é ficar atento às informações das embalagens, como composição do produto, peso, quantidade e prazo de validade. “Não adquiram produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis”, diz. A exposição dos produtos, principalmente dos ovos de Páscoa, deve ser feita em local arejado, sem umidade e sem incidência direta da luz do Sol, já que o chocolate pode derreter e ter sua qualidade comprometida.
No caso de ovos de Páscoa com brinde, as embalagens devem informar a faixa etária para qual é indicado o brinquedo, além de ser obrigatório um selo do Inmetro, órgão fiscalizador. Segundo ela, as mesmas dicas são válidas para os produtos artesanais, em alta nesta data. Os fornecedores devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, inclusive com o fornecimento de nota fiscal, e o consumidor pode pedir degustação da mercadoria.
“Nesta época, os pescados são um grande atrativo para os consumidores, mas antes de efetuar a compra, eles devem verificar com rigor as condições do produto, forma e armazenamento”, diz a diretora do Procon. “Os peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, com aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico.”
Estabelecimentos - Já o comerciante foi alertado principalmente sobre o armazenamento tanto do chocolate quanto dos pescados, esse último muito consumido na Sexta-Feira Santa. “Orientamos a manter os ovos de Páscoa em local arejado e distante da luz para garantir a qualidade do produto”, afirmou. Para o pescado, a orientação foi manter sob congelamento e refrigeração em temperatura fixada pela lei.